sexta-feira, 1 de março de 2024

Os Cadernos Azuis


As sereias, porém, possuem uma arma ainda mais terrível do que seu canto: seu silêncio.

- Kafka

Conheci The Blue Notebooks há quase dois anos, meramente por acaso, quando ouvi uma das faixas como fundo musical de um vídeo qualquer. Trata-se de um belo trabalho de Max Richter lançado há quase vinte anos, cujo título baseia-se nos cadernos azuis de Franz Kafka e, aliás, durante alguns momentos da execução ouvimos Tilda Swinton, a mulher-cotonete, recitando trechos dessas anotações. Algumas leituras também foram feitas de versos esparsos do poeta Czesław Miłosz. Acho que a voz de Tilda Swinton deu um tom cinematográfico às composições, fazendo-nos sentir dentro da trilha sonora de um filme nunca realizado. A máquina de escrever datilografando também deu charme ao bagulho.

De acordo com o próprio Max Richter, The Blue Notebooks seria um libelo contra a Guerra do Iraque e a violência em geral. Para mim, tanto faz. Acho que ele só quis rotular seu trabalho com algo afirmativo quando associou a busca do pacifismo à sua obra. Aliás, concordo com isso: a Guerra do Iraque foi um erro e apenas após anos soubemos disso. Saddam Hussein nunca deveria ter sido deposto de seu "cargo" de Ditador. A "Primavera Árabe" que se seguiu só legou dor de cabeça ao ocidente e o avanço das imigrações em massa.

Amiúdes: é um álbum que voltei a ouvir repetidas vezes, durante este mês passado de fevereiro, especialmente enquanto trabalhava. Achei bacana compartilhar, considerando que já recomendei som ambiental por aqui noutras oportunidades.

A playlist com todas as faixas pode ser acessada aqui: Youtube Music ou Spotify.

Abraços sonoros e até a próxima.

4 comentários:

  1. salvei aqui, obrigado
    a mulher cotonete já foi uma linda jovem (isso antes de algum tipo de maldição cair sobre ela kkk)
    quem diria q Saddam era um tipo de demônio carcereiro de outros demônios piores?

    abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ps: lembrei dessa letra:

      https://www.vagalume.com.br/twenty-one-pilots/heathens-traducao.html

      Excluir
    2. Eu ainda a acho atraente, mesmo esquisitona como está. "Mulher-cotonete" foi como a definiram no filme O Assassino, do ano passado. E parece mesmo. Mas é uma mulher cotonete sensual. Desconhecia esse grupo musical. Abraços

      Excluir
    3. "quem diria q Saddam era um tipo de demônio carcereiro de outros demônios piores?"

      Os donos no mundo sabia disso. Já nós, pobres ignorantes, nem sonhávamos o que queriam com a "libertação" desse monte de gente boa.

      Excluir

Comente ou bosteje.