segunda-feira, 1 de agosto de 2022

A carta de Jan Hammer

É engraçado como as lembranças nos traem. Esses dias, um colega das antigas conversou comigo sobre Phil Collins. Nunca fui grande fã do cara, tampouco de sua banda Genesis. Aí afirmei que me marcaram bastante os trechos de Another Day in Paradise no filme Admiradora Secreta (Secret Admirer, 1985), clássico da Sessão da Tarde. Aquele pianinho mexia comigo, na época. Então ele me cortou: "Não tem essa música no filme, acho que nem existia na época". Então nada que o Google não solucione em alguns segundos. E, deveras, nada a ver. Aquele piano me lembra bastante Another Day in Paradise nos recônditos de minha alma, não sei o porquê, ainda mais quando é reprisado no final do filme. Mas se trata de uma composição do genial Jan Hammer, exímio tecladista checo. E, enquanto ouvia as composições de Jan Hammer, fiquei pensando em como chegamos ao fundo do poço, com tanto filme ruim, trilhas porcas e ausência total de encanto. Por acaso, achei o filme completo no Youtube, com dublagem clássica. Valeu a pena matar a saudade de um filme como aquele - da sensibilidade, do ótimo humor e de carinhas como C. Thomas Howell e da finada Kelly Preston, responsável por milhões de ereções adolescentes durantes anos a fio. RIP Preston, RIP cinema. Éramos tarados na Deborah. Mas amávamos a Toni. E, colegas, ainda hoje, para mim, Alguém Muito Especial (1987) é basicamente uma releitura mais dramática deste belo e simples filme. E, para complicar a coisa, Alguém Muito Especial é uma nova visão de John Hughes sobre A Garota de Rosa-Shocking (1986). Ah, o cinema teen oitentista... Abraços e até a próxima.



6 comentários:

  1. Os sete pecados da memória (Dan Schacter) -

    1) Transitoriedade: o esquecimento causado pelo simples passar do tempo;
    2) Distração;
    3) Bloqueio: quando, por exemplo, não conseguimos nos lembrar do nome de alguém que conhecemos bem;
    4) Atribuição equivocada: a sensação de que nos recordamos de algo que, na verdade, não aconteceu;
    5) Sugestionabilidade: o registro de informações errôneas recebidas de terceiros;
    6) Distorção: mudanças de acontecimentos do passado com base em crenças do presente;
    7) Persistência: a incapacidade de nos livramos de de determinadas recordações, que se tornam obsessivas.

    https://www.scantsa.com/2020/02/livro-aumente-o-poder-do-seu-cerebro.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pelo menos Molly Ringwald ainda vive.

      abs!

      Excluir
    2. Arquivo X explica tudo isso em "A Arte Perdida da Testa Suada" kkkk Recomendo que assista. Dá para encontrar on line por aí. Episódio maravilhoso sobre quando as memórias nos traem. Vida longa a Molly!!!!!!!
      Abraços!

      Excluir
  2. Ahhh, a Molly Ringwald.... a Garota da Bucetinha Rosa... quantas punhetas já não toquei em sua homenagem? E do cinema teen oitentista, o meu preferido : O Clube dos Cinco (The Breakfast Club), também com a bela Molly.
    Uma curiosidade : no Garota de Rosa-Shocking, está o ator (bem novinho então) que fez o Alan Harper, irmão fracassado do mais do que bem sucedido em xavascas Charlie Harper, do Two and a Half Man.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. não fala assim dela!
      tenho certeza que ela continua pura e casta até hoje...

      Excluir
    2. Fala, Marreta.
      Então o imberbe Arazão se acabava na bronha até mesmo para filmes juvenis. kkk
      Acho que a única vez onde sensualizaram a Molly foi n'O Clube dos Cinco, quando mostram a calcinha dela, um clássico upskirt! Mas pode se tratar de uma dublê rosadinha como ela.
      Sim, tratava-se do Jon Cryer!

      Scant,
      imagine a surubas que rolavam nesses ambientes de gravação...

      Abraços!

      Excluir

Comente ou bosteje.