sábado, 18 de dezembro de 2021

Os Muitos Santos de Newark

Finalmente assisti a Os Muitos Santos de Newark, filme prequela para Família Soprano, uma das melhores séries vistas por mim. Falei sobre esta produção em postagem anterior, onde aliás compartilhei minha coleção de DVDs do show. Mas, vamos lá, o que achei do filme? Bacana. Essencialmente, estamos diante de um grande episódio da série, com fatos antigos das famílias gângsteres de New Jersey.

O trailer (acima) da película dirigida por Alan Taylor nos enganou. Pensamos que seriam duas horas focadas no passado de Tony Soprano. Mas não. O personagem nuclear é Dickie Moltisanti, padrinho de Tony que, a título de recordação, nunca fora mostrado nas seis temporadas da série. Um personagem significativo no seriado foi Christopher Moltisanti, filho do Dickie, assassinado por Tony próximo ao encerramento do seriado. Tony, em Os Muitos Santos..., é apenas um satélite orbitando o antigo chefe mafioso. Mas um satélite relevante, claro, com bastante exposição. Tony, então, não foi reflexo de seu genitor bandido; mas, sim, um sucessor do falecido padrinho. E assim compreendemos melhor porque, durante anos e anos, tolerou as pentelhices de Christopher: ele devia isso ao padrinho.

O ritmo da produção está nos trilhos: cadenciado entre bate papos simplórios sobre o cotidiano da cosa nostra, vazios existenciais, dramas internos e acessos gratuitos de violência. Gângsteres são apenas trombadinhas bem vestidos e com bastante poder de fogo, com verniz de polidez em público, falso apego à fé cristã e, na verdade, destituídos de qualquer escrúpulo até mesmo com os membros da famiglia. Matam os seus por um olhar torto ou algum sorriso fora de hora.

Parece que algumas pessoas não estão gostando da prequela. Para estas, seria algo enfadonho, monótono etc. Creio serem pessoas que desconhecem o seriado no esplendor de suas seis magníficas temporadas.

Numa escala de zero a cinco estrelas, daria o máximo a este filme. Recomendo (mas apenas para quem viu o seriado).

Abraços "ma che!" e até a próxima.

Um comentário:

Comente ou bosteje.