sábado, 25 de setembro de 2021

Wendy Carlos


Wendy e seu sintetizador modular Moog 55.

Sintetizadores não estão na abertura de Stranger Things ao acaso. Sons obtidos por estes instrumentos são a cara dos anos oitenta, embora remontem de algumas décadas anteriores. Distorções de sintetizadores analógicos eram tão comuns no cinema, TV e em alguns álbuns que no filme Mestres do Universos (para mim, um filmão!) a Chave Cósmica disputada entre He-Man e Esqueleto é, de certa forma, um sintetizador alienígena.

Posso estar muito equivocado, claro. Mas creio que Wendy Carlos foi o gênio que fez o mundo ter carinho por estes instrumentos musicais eletrônicos que, há alguns anos, eram verdadeiros trambolhos que precisavam de um cômodo apenas para si.

Não sei expressa minha paixão por Johann Sebastian Bach, apenas amo ouvi-lo há quase duas décadas. E embora tenha dividido opiniões, Switched-On Bach - primeiro álbum de Wendy Carlos, quando ainda se chamava Walter - é, pra mim, maravilhoso. Não deprecia a música clássica: pelo contrário, a enobrece, brincando, mediante ferramentas modernas, com suas composições mais representativas.

Wendy é mais conhecida por seu trabalho no cinema: Tron (1982), Laranja Mecânica (1971) e O Iluminado (1980).  Eu simplesmente não conseguiria imaginar nenhum desses filmes sem as respectivas trilhas sonoras. Imaginem Laranja Mecânica sem a música título, da abertura, criada sobre  marcha fúnebre de Henry Purcell. Ou O Iluminado sem os arranjos sombrios, conduzindo-lhe a atmosfera de medo.

Na postagem Música ambiente e paisagem sonora, destaquei algumas opções diferenciadas de música para relaxar, especialmente enquanto trabalhamos, com ênfase nas trilhas de videogame (recomendo aqui, aliás, todas as canções de What Remains of Edith Finch por Jeff Russo). E agora afirmo que é gostoso ouvir longas peças elaboras com sintetizadores. A princípio, sempre achamos legais alguns sons curtos, vinhetas etc. Mas trabalhos extensos podem ser prazerosos e - creio - vale a pena procurar algumas coisas por aí e deixar rolando durante sua rotina.

Abraços sintetizados e até a próxima.


6 comentários:

  1. boa
    vou testar por aqui no Akg, K240 MKII, que cofrei recentemente
    se vinil não fosse tão caro, fazia uma coleção dessas trilhas no formato "bolacha"

    abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala, Scant.

      Pelo que conferi aqui, é um fone bem caro. Algumas pessoas muito frescas (ou de bons ouvidos) alegam que o formato que consumimos via streaming perde muita qualidade. Então nem um bom equipamento ajudaria bastante. Acho isso frescura, enfim. Claro que perde qualidade. Mas será que é tão ruim assim?

      Olha, acho que valeria a pena o investimento em vinil. Deve ser ótimo ter a experiência, novamente, de tocar discos. Não é barato. Mas você pode se dar esse luxo. Valeria a pena pensar a respeito.

      Abraços!

      Excluir
  2. Olá, Neófito.
    Não conhecia esse tal de Wendy Carlos,
    "quando ainda se chamava Walter" Pela foto, me pareceu as feições de um homem de cabelo, mas fiquei na dúvida.

    Sintetizadores me lembram música de vídeo games, mas se enquadram bem nesse cenário de drama/suspense. Talvez fique bem no terror, também. Não sou muito conhecedor de música, mas esse som de the shining no sintetizador iria me deixar apreensivo ao estudar kkkk.

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala, Mago.

      Conheci há algum tempo, mas nem tanto pelo cinema, e sim pelo álbum com revisões de Bach. As versão digitais utilizam a capa com Wendy, ao invés de Walter. Mas já vi alguns álbuns conservando o Walter. É um disco divertido. Recomendo que o ouça quando puder. Infelizmente, vivem apagando o YT Music. Pq, não sei.

      Para estudar, NUNCA gostei de música, e sim de silêncio pleno. Para trabalhar, acho quase essencial um sonzinho...

      Abraços!

      Excluir

Comente ou bosteje.