quarta-feira, 8 de março de 2023

Por este ano é só, pessoal

Há quase dois ano li um post do Scant sobre dieta da informação. Ele levantou novamente a postagem há pouco tempo e, depois, a republicou no Mano Organizado. Já lá atrás eu havia lhe dito - e me dito - que pretendia me dar tal restrição informacional. Passados anos, nada de cumprir minha promessa. E pior: além de consumir, produzo [des]informação on line. Estou aqui há mais de dez anos escrevendo sobre coisas que gosto, dando pitacos e compartilhando abobrinhas. Sempre me serviu como diário aberto. É divertido e me faz bem.

Antes mesmo do blogue, tentei manter página na primeira versão do HpG (home page grátis, serviço posteriormente comprado pelo iG). Era um saco usar aquilo. Fora que ninguém nos achava. Isso foi em meados de 2001 e acho que o Google nem estava por aqui, em Terra Brasilis. Desisti e não sei que fim levou o site. Paralelo a isso, mantive vida atuante no Orkut e em suas comunidades. Como era bom aquilo! Fóruns, frequentei poucos. Facebook foi apenas um sopro em minha vida - que rede social bosta. Instagram uso para quase nada.

A tecnologia Blogger, por sua vez, foi/é incrível. Nunca foi tão fácil manter sites. E aqui estou como Neófito há dez anos. Pensei que a esta altura seria Mestre. Mas ainda continuo diletante. O canal que servia de repositório ao site acabou ganhando independência e conteúdo próprio. Acho que deu certo, em parte. Teve muitos acessos. Cresceu sem malandragem (há pessoas que compram inscritos - acreditem! -, embora eu não tenha nada contra) e está lá, sendo ocasionalmente acessado por algumas pessoas. 

Gravar vídeos é mais complicado do que parece. Não é só ligar a câmera do celular. De repente, ideias somem. Você fala errado, tropeça nas palavras e nas ideias. E só percebe depois. A edição até ajuda, mas nunca 100%, obviamente. Investir em produção de conteúdo por meio de vídeos é divertido, afirmo. Brincar com edições etc. Mas dá mesmo muito trabalho, às vezes.

Mas retomando o assunto: quero me dar férias na "produção de conteúdo". Não penso em abandonar meus espaços de forma alguma. Mas preciso experimentar isso: me afastar de redes sociais definitivamente, e isso inclui blog e vlog. Continuarei lendo postagens de espaços amigos e, eventualmente, comentarei algo como sinal de vida. Mas é só.

Quanto tempo durarão as férias? Não sei. Espero que ao menos todo este ano. Este aviso já está no canal (vídeo acima). Enfim, é isso. Agradeço desde já a todos que comentaram aqui, aos leitores fiéis que nunca comentaram nada e, também, aos que caem por acaso em pesquisas aleatórias no Google.

Abraços neófitos e até a próxima.



14 comentários:

  1. Olá, Neofito. Tudo bem? Cara, como disse anteriormente, não sei se parar seja uma solução. Digo isso no sentido de parar qualquer coisa que parece que está nos estafando mas, ao mesmo tempo, gostamos. Mas eu concordo que esse "fasting" das redes e da preocupação de postar e coisas do tipo vai te ajudar a refrescar a mente e voltar com ótimos textos. Talvez, também, seja um bom momento para escrever algo mais longo, pois você parece ter uma boa aptidão para escrever e esse tempo te ajudará.
    Quanto aos vídeos. Também acho que o tempo despendido é grande. Já pensei em tentar fazer algo de divulgação do meu próprio trabalho e coisas que sei, mais como forma de fazer um marketing pessoal. Mas vi que o tempo tomado é muito grande. É engraçado, quando penso não vejo nenhum especialista foda fazendo vídeos online. Geralmente são os medianos que os fazem, pois aprenderam a falar tão bem que nos convencem que são melhores do que parece. Ganham muito dinheiro com isso, inclusive. Os especialistas, geralmente, são os que de alguma forma têm tanto dinheiro que contratam alguém pra editar (benefícios de ser rico).
    De qualquer forma, desejo que esse tempo te faça bem. Quando voltar, faça um video ou post comentando o que achou das baforadas no Dona Flor. Esse era um charuto que gostaria de fumar, mas como também disse anteriormente, tenho um receio com relação a saúde e, também, não tenho tanto dinheiro hehehehe. Eu me enquadraria naqueles fumadores colecionadores kkk que fumam um charuto por semana só para aproveitar as benesses do tabaco e relaxar um pouco.

    Abraço!!!

    ResponderExcluir
    Respostas

    1. Fala, Matheus.

      A motivação principal é realmente experimentar dar um tempo, me desintoxicar de tanta internet. Não sei se pode ser algo que me cansa, pois preciso experimentar me afastar de blogue e canal para melhor analisar isso. Mas há outros elementos, entre eles a sensação que passei a sentir de perda de tempo. Como você bem falou, eu poderia estar lendo e escrevendo mais. Ainda mais! Às vezes acho que ficamos como bobalhões gerando conteúdo para inchar o Google a troco de nada, a não ser uma pequena satisfação em compartilhar conteúdo e, talvez, muita perda de tempo.

      Vídeo dá trabalho, sim. Se você quiser algo bem feito, claro. Se for para fazer qualquer porcaria mal feita, com longas pausas para pensar e respirar, sem cortes etc., melhor nem se meter nessa. É a velha história: tentar fazer algo ao menos bem feito. Mas, como falei, é até divertido brincar com edições. Mesmo assim, caímos na outra hipótese: não seria perda de tempo? Pode ser que sim, ou não.

      Sobre aquele D. Flor, tem sabor de seios virgens com pitadas de aurora boreal. Kkkk É um tabaco encelente, pronto. Bem construído, cheiroso, gostoso até o final. Vale a pena. Não tem problema em experimentar charutos. Mas os caras estão “colecionando”!!! E ainda acho que o comportamento deles com esses delírios para justificar preços altos é o que mais inflaciona o mercado.

      Abraços!

      Excluir
    2. "que nos convencem que são melhores do que parece"
      Lembrei do Davy Jones do GameplayRJ e de tantos outros caras com canais de games. Eles não jogam quase nada, não entendem bulhufas e estão ricos com YouTube, falando sobre o que desconhecem. Isso vale para quase todos os caras que ganham grana falando sobre cultura pop.
      Abraços!

      Excluir
  2. Rapaz, também já tentei parar com o Marreta algumas vezes, mas acabo voltando. É algo que me distrai, mas que tb acaba me tomando um tempo que eu poderia estar dedicando a outras coisas, mais leituras, por exemplo. Até o fim desse ano? Sei não.
    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah Marreta de pouca fé! Kkk
      Acredito ser possível pq me ocupo bastante e ando com alguns projetos para por em prática!
      Abraços!!

      Excluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala, Pateta. Um deles é voltar a escrever. Ou ao menos tentar. Abç

      Excluir
  4. até Jesus foi para o silencioso deserto do real para se afastar de tudo e evoluir;
    sem retiros periódicos não há como meditar para voltar mais forte e sábio.

    „É, realmente, um grande aborrecimento o facto de a sabedoria só poder ser adquirida através de trabalho árduo.“ — William Somerset Maugham

    abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. p.s: obrigado pela menção.

      Excluir
    2. E mesmo querendo ficar em paz no deserto, um coisinha ruim foi lá perturbar o sossego de Jesus. Há demoninhos realmente pentelhos...
      Abç

      Excluir
  5. Passando só pra compartilhar esse vídeo sobre dieta de informação: https://youtu.be/gNwJgvFcTII

    Até breve!

    ResponderExcluir
  6. https://www.migalhas.com.br/quentes/386705/justica-retira-show-de-leo-lins-do-youtube-por-piadas-com-minorias

    depois disso, deletei o blog manorganizado e meu perfil no twiter fake
    é tanta censura q nao sei mais o que pode ser visto como crime

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vi esta notícia mais cedo. Oficialmente, vivemos sob um totalitarismo. O Leo leu as determinações da liminar. Uma lista insana. Cara, pena ter deletado o blogue.
      Estranhamente, agora que o bicho tá pegando, o próprio Google monetizou meu blogue sem eu pedir. Logo ele que rejeitou meu pedido anterior. Kkkk
      Dá pena deletar conteúdo. Vou focar no YT. Se algum dia o canal cair, migro pro Rumble, onde tenho tudo salvo já.
      Crime é o que for interessante para o Estado e seus agentes militantes.

      Excluir

Comente ou bosteje.