quinta-feira, 19 de janeiro de 2023

O amigo do amigo de meu pai

Em razão da tabela de imposto de renda sem o devido reajuste há décadas, o pobre agora terá este tributo retido, pois um salário mínimo e meio ao mês sairá da margem de isenção. O governo já avisou que não fará nada a respeito. O "poste Andrade" deu a desculpa esfarrapada que não poderiam fazer nada, pois precisariam de lei aprovada, neste sentido da redução de tributos, no exercício anterior etc. Mentira. Qualquer estudante de Direito sabe inexistir impeditivo para reduzir tributos imediatamente. As restrições são para majoração. Os caras apenas não querem fazer nada a respeito porque socialismo é isso: tomar grana do setor produtivo e repassá-la aos amigos do rei.

Mesmo assim, continuo achando interessante como essa turma mente descaradamente sobre qualquer coisa, na maior cara lisa, e a "impressa" se mantém caladinha. Marina Silva, por exemplo, afirmou em Davos, antes de ir esquiar na neve, que 120 milhões de brasileiros estão passando fome! E ninguém lhe chamou a atenção. No dia seguinte, ela reduziu para 33 milhões. Amanhã, somará os valores e dividirá por dois, porque isso sim é ser científico.

Neste meio tempo, o amigão de Lula - homem mais rico do Brasil - revelou que, junto aos amigos, cometeu um errinho de 40 bilhões de reais na contabilidade das Americanas. Este mesmo amigão fez campanha ostensiva para o Partidão no ano passado, lembram-se? Mas o que temos a ver com isso? Simples, o BNDES é, talvez, o maior credor da empresa e quem pagará o pato seremos nós, especialmente os mais pobres. Isso sem contar quanto devem à União, diretamente. Talvez o governo tenha que dar mais ajudinha ao amigo do amigo.

E não parou aí. O recém recriado Ministério da Cultura anunciou que liberará mais de um bilhão de reais para projetos culturais dos amigos. Lembram deles? Não é você, pobretão que tem um projetinho bacana voltado às artes, escrita ou teatro. São os globais e bem relacionados. Ou ao menos um fodido que conhece alguém que conhece alguém que conhece alguém amigo de alguém e conseguirá acesso à graninha - a troco de comissão, claro. E Cláudia Raia já meteu o projeto para próxima captação: cinco milhões de reais para dançar duas vezes num show.

"Mas, Neófito faixista, os recursos não saem dos cofres públicos para os amados artistas". Saem, sim. As maiores captações vêm de empresas públicas, especialmente das federais, além de empreendimentos que contratam com o poder público e/ou dele recebem benefícios fiscais ou creditícios. É uma forma "disfarçada" de ajudar a turma amiga do governo. Além disso, são impostos que iriam para atividades mais essenciais. Vivemos num país onde falta saneamento básico. E, por fim, poderia ser uma grana melhor repartida entre pequenos "produtores de realizações culturais".

E a semana ainda nem terminou. E fatos assim mostram algo que falo aqui há anos e que qualquer pessoa que vota contra a esquerda sabe: esta é filosofia política dos ricos, da elite econômica, das grandes fortunas - o antigo sistema de compadrio (corporativismo) repaginado para a contemporaneidade. Mas vai você tentar enfiar isso na cabeça do povo.

Abraços amigos e até a próxima, meus amigos.



6 comentários:

  1. infelizmente, mais do mesmo
    vou dormir e acordar em 2026...

    abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "mais do mesmo" ao menos lembraram de nós este ano e nos deram um pixuleco. rs
      Vc acorda em 2026, olha os zumbis caminhando nas ruas e retorna à cama.
      Abraços!

      Excluir
  2. Não adianta reclamar da direção do vento, é ajustar as velas. Lula ganhou e tá governando como o esperado. Faz parte. Sobre as americanas, acabei ganhando um dinheirinho com um saldo que tinha na conta da corretora, pouco dinheiro, mas já paga a cerveja do fds. Acho que nada irá salvar a empresa, não faz sentido os sócios aportarem o que os bancos estão pedindo pra capitalizar a empresa, vai acabar sobrando pros pequenos acionistas diretos e indiretos, fornecedores, funcionários e os parceiros do marketplace. Os acionistas e ex executivos continuaram milionários.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. lembrei da enron...
      https://www.scantsa.com/2019/07/enron-os-mais-espertos-da-sala-2005.html

      Excluir
    2. Opa Dedé.

      "Lula ganhou e tá governando como o esperado."

      Exato. Está sendo coerente com o Partido, agenda do eixo do mal etc. Esta semana li a cartinha da CNBB - entidade católica ultra comunista - se dizendo surpresa com a política pró aborto livre do PT. Ué? Eles fazem mesmo de conta q não entendem nada... Mas o Pt é isso e está de acordo com o esperado. Se eu fosse eleitor de Lula, estaria feliz com a situação toda. Nada de novo sob o sol.
      Cara, ao menos vc tb está embolsando algum pixuleco. E sua categoria tb teve ou terá reajuste. Então, cara, vamos seguir em frente curtindo os trocados. Tb tô nessa vive.

      Abç

      Excluir
    3. Acima, quis dizer: "tb tô nessa *VIBE"

      Excluir

Comente ou bosteje.