segunda-feira, 21 de março de 2022

Monetização do blogue


Após quase dez anos de bloguismo e blogueiragem, resolvi colocar anúncios aqui. Espero que a poluição visual não cause embaraços à leitura de seu conteúdo. Optei por anúncios que não fiquem no meio de postagens, prejudicando a leitura. Vejamos como será o resultado e se, ao final deste ano, renderá algum troco. Se sim, divulgarei quanto ganhei no período. 

Embora seja a primeira vez que eu o monetize, desde o blogue anterior eu tinha conta aprovada pelo Google AdSense, inclusive com aquela cartinha recebida até mesmo em meu endereço físico, via Correios. Mas, para vermos como as coisas mudam, atualmente este serviço de publicidade oferecido pelo Google Inc. não mais me aceita, reportando que oferto conteúdo de baixo valor. Aqui neste site possuo resenhas de livros, quadrinhos e até discorro sobre assuntos sérios. O que seria elevado valor para o Google? Não sei. Felizmente, em todas as demais plataformas onde ofereci este espaço para monetização, fui aceito. Acabei optando pelo The Moneytizer, embora o SendWebPush também tenha me recebido bem na análise. Só optei mesmo pelo primeiro porque ele foi mais rápido em me responder.

Não sei se valerá a pena a empreitada. Mas o espaço já existe mesmo, então vamos que vamos. Tenho receio apenas que exibam anúncios como o de cima. Cliquei numa notícia do feed do celular, vi que estava num site sobre concurso público e a publicidade trazia aquele imenso cagão. Só posso torcer que isso não ocorrerá aqui, contaminando, com fezes, minhas postagens de elevado valor. Enfim, é isso. Como atualmente a publicidade por anúncios em blogue independe de cliques, achei interessante testar e, quem sabe assim, embolsar ao menos o que gasto com domínio.

Ainda estou errando a mão com arranjos no leiaute que comportem anúncios com o menor impacto poluente. O desenho que elaborei para este site não surgiu pensando em publicidade. Aos poucos, creio chegar lá. E, mesmo com ajuste sobre anúncios que não podem surgir aqui, sei que alguns como o do cocô virão. Mas, por enquanto, estou no que chamo de fase de testes e achei prudente dar satisfações aos leitores que costumam perder tempo aqui.

Abraços capitalistas e até a próxima.

👉 Update

Como falei em uma postagem de janeiro deste ano, não gostei da experiência com monetização de blogue. Os rendimentos foram pífios para um excesso de lixo publicitário enfeiando a página. É bom destacar que, uns meses depois, o AdSense acabou me aceitando e configurei o site, novamente, para publicidade, desta vez de forma automática - ou seja: o Google escolhia como distribuir os anúncios. E foi pior! Navegação péssima e poluída para alguns centavos de retorno, mesmo com quase dez mil acessos ao mês. Então, enfim, é isso: tenho a monetização aprovada para meu site, mas não usarei nem tão cedo - ou nunca. Não vale a pena.


6 comentários:

  1. isso me deu uma ideia

    estou montando um blog especializado no wordpress (só com o tema de organização masculina)
    estou colocando lá cópias das postagens que já fiz no scantsa
    se por algum milagre, ele gerar algum trafego; vou monetizá-lo


    se isso funcionasse daria para criar sites especializados com cópias de postagens só pra obter uns trocados

    no seu caso, daria pra criar, por exemplo, um site especializado só com suas resenhas de livros; outro só com quadrinhos e por aí vai...


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Scant, o problema é que isso poderia me encher o saco e o que é diversão se tornaria aporrinhação. É divertido escrever num blogue e até no Youtube ando me divertindo, quando edito vídeos. É uma brincadeira legal. Mas suas colocações, para fins de monetização, fazem todo sentido. De qualquer forma, aqui já está tudo pronto, tem bons acessos (bem menos que antes, claro) e, ao iniciar um novo espaço, acho que o Google demoraria a recomendá-lo, até que ganhasse relevância.

      Excluir
  2. Olá, Neófito.

    Acho interessante isso de monetizar o site, pelo menos para cobrir os custos.
    Têm alguns locais estratégicos, como o começo do post e o final, que me parecem são bons para colocar as propagandas.
    Acho que o tipo de propaganda aparece conforme as coisas que você visita. Por exemplo: se você leu algo sobre frutas com componentes para melhorar o digestão, ele vai mandar propaganda de médico pra ajudar a sair o cocô igual a anaconda da foto kkkk

    No meu caso, que ultimamente pesquisei sobre hardware de pcs, só aparece propaganda da Dell no seu site kkkkk

    Acho que, se não atrapalha a leitura, é sempre válido ajudar o autor também;

    Acho a ideia do Scant interessante, só acho que, dependendo do assunto, o tráfego é baixo devido a pouca demanda. Daí, talvez fosse melhor focar em montar um ebook ou minicurso para a demanda. Esses assuntos de marketing digital são extensos e bem trabalhosos. Pessoal no youtube faz parecer que criar um site e ter tráfego é rápido como encher e beber um copo de água. Na maioria das vezes, site que tem muita visita é falando besteira, assuntos banais ou zueiras com mêmes hehehehe.

    Abraços!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Matheus! Cara, o sistema de anúncio está complexo. Ele envolve seu tráfego (se você andou fuçando algum livro na Amazon, por exemplo, certamente verá anúncio dele), a configuração do dono do espaço (os programas de afiliados até nos oferecem formulários para filtrar melhor), seu tipo de conteúdo (quadrinhos, filmes, livros etc.) e, claro, a grana injetada pelo bloco de publicidade. Esse do cocô não tem nada a ver com o site sobre concursos públicos, nunca fiz pesquisar sobre defecar (até porque sou bom de soltar barro) e só deve ter surgido aí devido à grana de quem se afiliou ao serviço de monetização.
      Nunca acesso As Americanas. Então comecei a ver muitos banners da loja. Por quê? Não sei.
      Sim, "dependendo do assunto, o tráfego é baixo devido a pouca demanda"... daí o problema com a ideia do Scant, embora parece ótima, a princípio. Se eu abrir um novo blogue, hj, apenas sobre quadrinhos, não terei nem 5%, acho, do tráfego daqui. Além do estresse em alimentar e cuidar de vários espaços.
      Abraços!!

      Excluir
  3. Totalmente apoiado. Tenho o meu desde 2014, e só esse ano resolvi colocar o Ad Sense, para ver o que capitaliza entre sua média de 3 mil views diárias. Sempre fui resistente, porque nunca quis considerar um trabalho, --e há meses não escrevo--, mas vi que tava perdendo a chance todo esse tempo de ter uma "renda passiva", ainda tô entendendo como funciona, parece que só pode sacar a partir de 100 dólares, ainda tá em 3... Mas dando certo, divido em partes iguais entre mim e o pessoal que mais escreve por lá, como Marreta, Xandão de Oliveira, Inominável, Paulo Cirino, Olavo, etc.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ozy, confesso que só percebi que seu espaço é monetizado há umas duas semanas. Parece que treinamos os olhos para não notar anúncios, após um tempo. Meu blogue, no início, tinha em média dois mil acessos por dia. E eu achava pouco. Hoje, por mês, dá em torno de cinco mil e olhe lá. Caiu bastante. Mas faz parte. Tá todo mundo querendo vídeos! Cansaram de ler. Mas, via YT, consigo atrair uns curiosos para cá. E acho que o Google me puniu um pouco desde o blogue anterior. Mas dizem que é uma boa média para um blogue pessoal. Veremos. O AdSense do Google realmente tem essa coisa de 100 dólares. Mas aparentemente estas outras plataformas dispensam isso, o que é mais interessante. Do jeito que o Google é safado, é provável que, ao chegarmos em US$ 99,99, ele remova a conta alegando alguma bobagem vazia... Talvez seus colaboradores nem queiram a grana. Esquece isso. Final do ano divulgarei o resultado financeiro disso! Se for uma merreca muito ridícula, retirarei tudo.

      Excluir

Comente ou bosteje.