terça-feira, 10 de janeiro de 2023

Resultado da monetização do blog


Imagem do Pexels

Em  março do ano anterior, postei sobre a ideia de monetizar este blogue. Escolhi a plataforma e avisei que, até o final do ano, daria o feedback sobre o resultado financeiro. Como podem perceber, não esperei chegar ao final do ano. O rendimento é pífio. Em alguns meses, mal chegou a dois dólares. Considerando que este site está com mais de quinze mil acessos por mês, me parece uma mixaria para enfear o espaço. Publicidades são horrendas. Deixam o blogue poluído. Acredito que podem até espantar leitores. Se fosse por retorno justo, valeria a pena. Mas, por essa merreca, tô fora.

Prefiro meu espaço assim: suave. Uma postagem por página e todos os demais links no rodapé (sites parceiros, postagens sugeridas, barra de pesquisa etc.). E acabei usando o espaço para banner superior com publicidade de meu próprio canal no Youtube, o qual estou gostando de cultivar. Pode ser que algum dia eu canse dele, assim como deste blogue. Mas acho difícil. Produzir conteúdo, ainda que bosta, é divertido para mim. Já pensei em dar férias a estes espaços, como forma de deixá-los amadurecer (ou apodrecer) e, também, para analisar como seria minha rotina sem estas redes como forma de escape. Mas, por enquanto, não me vejo fazendo isso. Quando penso em pausar, vem logo uma ideia para escrever algo.

Enfim: fiquei de prestar contas e aqui estou. Monetizar blogue não vale a pena (para mim). Talvez para sítios como o Uol, com milhões de acessos ao dia. Percebi que esses grandes sites usam, combinado com publicidade direta e assinantes, AdSense. Mas são realmente gigantes da internet.

É isso. Para mim, não serviu. Mas pode funcionar para outras pessoas etc. Só cansei e não gostei da experiência. Quem sabe daqui a dois anos, quando talvez o dólar esteja a cem reais. Se bem que, até lá, talvez um pãozinho custe mil reais...

Abraços a todos e até a próxima.


6 comentários:

  1. Olá, Neófito. Não sabia que era tão pouco. Talvez seja o tema. Já ouvi que temas como finanças geram mais dinheiro, devido ao poder monetário de quem coloca a propaganda. Acho que esse segmento de livros e escrita blogueira é algo que não deve dar tanto dinheiro. É mais uma vez o ruim sendo um bom negócio. É igual aqueles vídeos do youtube que são zuera pura. Não ensinam nada, mas têm zilhões de views.
    Também pode ser que, pouca gente clica nos anúncios. A impressão parece ser melhor quando alguém clica nele ao invés de só visualizar.
    Abraços!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala, Matheus.
      Atualmente, eles não trabalham mais com cliques nos anúncios, em regra. Esse sistema sozinho não dava certo. Era absurdo, aliás. Recordo que o usuário tinha que clicar no anúncio, ver o produto anunciado e comprá-lo. Depois, passaram para apenas o clique. O sistema do clique ainda existe, mas é menor. O que a maioria das plataformas usa, hoje, é apenas o view. Sei que aqui é um espaço pequeno. O que são 15 mil acessos perto dos milhões do Uol? Quase nada. Mas durante meses juntar dois contos? Não dá mesmo.
      Sim, os canais mais bobos no Youtube são os de maior receita e os que mais crescem.
      Abraços!

      Excluir
  2. Concordo com você. Poluir o espaço e tornar mais difícil a leitura por nem dois dólares por mês não compensa. Você tem bastante acessos, 15 mil por mês; o Marreta, em meses bons, chega aos três mil.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O primeiro blogue tinha mais de dois mil por dia. Às vezes fechava o mês com 40 mil. Mas era a época do auge dos blogues. Hj, estão morrendo.
      Este aqui estava com menos de mil por mês. Ficou assim durante um tempão. Depois, deu um boom novamente. Menos mal. Mas o que atrai mais gente são as postagens relacionadas à cultura pop em geral.
      Abraços!!!

      Excluir
    2. O problema do meu é a censura que o Google me impôs há alguns anos. Ele não só colocou aquele aviso de conteúdo adulto, confidencial ou coisa que o valha, retirou o blogue dos mecanismos automáticos de busca. Assim, dificilmente alguém cairá de paraquedas por lá, como é comum que aconteça na internet.
      Não sei se eu já lhe perguntei ou se você me disse, mas por que acabou com o primeiro blogue?

      Excluir
    3. Shadowban, mecanismo de censura a conteúdo "fora da curva". Ah, o blogue foi excluído pelo Google. Mas eu tinha backup de tudo.

      Excluir

Comente ou bosteje.