terça-feira, 1 de agosto de 2023

Gerald Bernardson, o Mutagene de Homem-Aranha 2099

Em postagem no meu pequeno e obscuro vlog no Youtube, comentei sobre os dois volumes de Homem-Aranha 2099 da Panini e a relevância do título para mim, pois tentei colecioná-lo, quando guri. Quando surgiu o primeiro número em formatinho, pela Abril, juntei as moedinhas, comprei, li e reli aquela HQ insólita (para a época) diversas vezes. Infelizmente, a grana era curta e não pude adquirir os 39 números, entre outubro de 1993 e dezembro de 1996. Neste mesmo vídeo, destaquei os vilões interessantes encontrados no título (v. I), alguns novos e outros repaginados, com destaque para o Abutre e sua trupe de canibais.

No segundo volume de Homem-Aranha 2099, conhecemos o malvadão Gerald Bernardson, codinome Mutagene. Inicialmente, fora um bom homem, dedicado à pesquisa científica e à família. Mas presenciou o falecimento lento e sem explicação de sua filha. Após ver sua vida ir para o buraco, de tanto ficar bitolado em encontrar a causa da morte de sua garota, finalmente a surpresa: o fator degenerativo tinha origem no DNA paterno. Logo, ele seria o culpado. Daí, investiu em mais e mais pesquisas para se tornar o Mutagene, um vilão que se adapta ao meio rapidamente, tornando-se quase invencível. E com o propósito de matar pessoas doente! Sim: de acordo com ele, a medicina moderna proporcionaria que portadores de doenças genéticas possam ter uma vida razoável e, assim, continuar procriando, espalhando genes defeituosos. Ou seja: o cara é um vilão eugenista. A humanidade parara de evoluir porque portadores de defeitos genéticos continuariam procriando. Vilão sombrio, hein?

Matar a saudade de Homem-Aranha 2099 é realmente gratificante. O universo criado por Peter David foi bem edificado para aquela época, nos dando ação, aventura, belas artes e diversão. A trupe de artistas não deixava a desejar. O mundo de 2099 era sufocante: tecnologia a serviço das mãos de ferro do Estado e das grandes corporações, para nos escravizar.

É isso. Achei bacana falar mais sobre o título, mas desta vez de forma escrita para tentar dar um fôlego ao blog. Abraços futuristas a todos e até a próxima.

7 comentários:

  1. no japão e na alemanha nazista ele seria um ícone nacional louvado por todos

    No japão (https://www.bbc.com/portuguese/articles/cj7jky2re1zo), ele poderia ter sido um médico de sucesso

    abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sobre a genética, ainda aguardo pelos "milagres" da ciência prometidos quando decodificaram o DNA humano.
      Até agora, não vejo muitas mudanças na prática; mas continuam a vender exames de origem genética como se fosse previsões seguras úteis para evitar males futuros.
      curar o câncer que é bom, nada.

      Excluir
    2. Os regimes totalitários não admitem pessoa doentes, velhas, aleijadas ou de comportamento "desviante". As pessoas são do Estado. Maduro já está mandando suas tropas prender gays, por exemplo.
      Acho que o mapeamento tem a função prática, no momento, na compreensão de algumas doenças e naqueles exames caros para vc saber as probabilidades de ter algumas patologias. A mãe de Angelina Jolie morreu de câncer de mama. A investigação que fizeram na Angelina apontavam que ela teria quase 80% de chances de ter câncer de mama. Assim, ela removeu os dois seios ainda que saudáveis.
      Mas um dia, creio, isso servirá para mais ações práticas.
      Abraços

      Excluir
  2. "tentar dar um fôlego ao blog" vc podia repostar e atualizar as postagens de acordo com o que vc postasse no canal.

    chega uma hora e quase tudo é repetição mesmo, mas também é a oportunidade de refazer de uma maneira melhor

    abs!

    ResponderExcluir
  3. Olá. Eu sempre fui fã da fase inicial da abril dos gibis do Homem-Aranha. Até porque foram meus primeiros gibis. Isso em 1985, quando eu nem ler sabia ainda (devido a idade). Confesso que nunca me interessei pelo HA 2099. E sem ler nenhuma hq, eu pensava que era mais uma das "loucuras editoriais dos anos 90". Mas ao ler seus escritos e assistir ao vídeo, fiquei bem curioso por se tratar de hqs bem adultas comparadas as que eram publicadas na época.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa, Roniere. Tudo bem? Grato por ter compartilhado sua experiência aqui. Conheço seu blogue há alguns meses e gostei bastante de algumas postagens por lá.
      Sua jornada foi diferente da minha. Quando bem guri, eu não gostava de HQs de heróis. folheava as de meu irmão mais velho, mas a título de curiosidade. Gostava de Turma da Mônica, Recruta Zero (produção nacional, com histórias longas), Turma do Arrepio, Disney etc. Mas passava longe de heróis. Passei a comprar DC/Marvel dos 11 para 12 anos!
      Tb achei interessante o universo X-men 2099.
      Abraços!

      Excluir

Comente ou bosteje.