quarta-feira, 13 de julho de 2022

Moonfall - Ameaça Lunar [ 2022 ]


(...) Desmetaforizada,
Desmitificada,
Despojada do velho segredo de melancolia,
Não é agora o golfão de cismas,
O astro dos loucos e dos enamorados.
Mas tão-somente
Satélite. (...)

(Manuel Bandeira, aqui)

Moonfall traz o mote no título: a lua está caindo. Ou melhor: saindo de órbita, causando problemas à Terra devido à gravidade. O filme é legalzinho. Aquele tipo de sessão pipoca para relaxar, sem maiores ressonâncias emocionais. Tem aquela pegada de filme bobo, com piadinhas e clichês. Mas a ideia é bem interessante. É aquele tipo de história que, nas mãos de outra pessoa e executada com maestria, daria um filmão de ficção científica, tipo Lunar de 2009. Então senta que lá vem spoiler!

De início, vemos que algo inteligente atingiu nosso satélite e lhe perfurou a crosta. E a ideia é a seguinte: nossa lua não é um satélite natural. Trata-se de megaestrutura similar à Esfera de Dyson: no interior, anéis colossais o mantém em órbita precisa e obtém energia de uma anã branca capturada para esta aplicação - a de fornecer energia por bilhões de anos. Quem o criou foram nossos avós. Há milhões de anos, a raça humana existia noutras paragens. Vivíamos em paz e comunhão. Ocupávamos imensos planetas e, além deles, estruturas artificiais colossais. Aprendemos a capturar e extrair energia de sóis. E toda nossa vida era gerida por inteligências artificiais, com existência física em mecânica baseada em nanotecnologia. Um dia, essas inteligências se uniram e nos mataram. Antes do fim, construímos dezenas de "luas" e as enviamos para vários cantos do universo, em busca de condições ideais para criar planetas e semeá-los com nosso genoma. Mas a I.A. passou igualmente eras e eras em busca dessas esferas para destruí-las. E então nos achou.


Curiosamente, enquanto escrevia esta postagem, descobri que hoje teríamos uma superlua e bastou alguns minutos de espera para surgir no céu o espetáculo acima. Tirei as fotografias como pude (não sou bom fotógrafo), pensando nas sincronicidades da vida: falando de Moonfall e admirando esta belezura. Mas voltemos ao filme...

O protagonista é o ex astronauta que de herói nacional cai em desgraça devido à morte, no espaço, de um colega. Ele não teve culpa. No fundo, todos sabiam. E, aliás, havia até provas disso. Logo, ele está na miséria, devendo três meses de aluguel e se virando nos trinta. Seu filho o odeia e se torna porra-louca na vida e sua bela esposa logo lhe dá um pé na bunda e se casa com um ricaço. Então, no meio de tanta ficção fantasiosa mirabolante, essa é a grande real do filme: você, homem contemporâneo, não vale nada. Ele se torna um grande "ex" na vida: ex pai, ex marido, ex astronauta, ex herói. E, claro, todos os shapes de personagens estão lá compondo o elenco trivial: o "nerd" bobalhão que estava certo e que ajuda a todos no final, num rompante de bravura indômita; o herói derrotado que ressurge das cinzas, como falado; a "muié guerrêra", forte e determinada; as autoridades que por um triz não acabam com tudo; o filho rebelde que no final percebe como seu pai é foda etc.

Fica a sugestão de filme cheio de altas aventuras para o final de semana.

Abraços lunares e até a próxima.

  • Sinopse: Uma força misteriosa puxa a Lua para fora de sua órbita ao redor da Terra e a envia em rota de colisão com a vida tal como a conhecemos.
  • Direção: Roland Emmerich
  • Roteiristas: Roland Emmerich, Harald Kloser, Spenser Cohen
  • Artistas: Halle Berry, Patrick Wilson, John Bradley
  • Gêneros: ação, aventura, ficção científica

7 comentários:

  1. Vejo tudo o que é tipo de merda quando quero desopilar. Abraços!

    ResponderExcluir
  2. vi esse filme
    achei legal a teoria

    na pratica é quase como se Matrix tivesse ocorrido no passado e fossemos descendentes dos fugitivos

    acho que já dá pra pegar todas as estórias de futuros apocalípticos sci fi e criar uma única estória coerente

    abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "na pratica é quase como se Matrix tivesse ocorrido no passado e fossemos descendentes dos fugitivos"
      - Muito bom. Não tinha pensando a esse respeito.
      "acho que já dá pra pegar todas as estórias de futuros apocalípticos sci fi e criar uma única estória coerente"
      - Qual gênio se habilitaria a isso?
      Abraços!!!

      Excluir

    2. `- Qual gênio se habilitaria a isso?`
      quem chegou bem perto disso foi Battlestar Galactica - Série de TV 2004–2009

      abs

      Excluir
    3. Já ouvi falar bem a respeito e nunca vi!!! Vai pra lista. Abç!

      Excluir
  3. Não sabia desse filme. Essas histórias são sempre bem malucas (as de ficção científica). Último filme que assisti desse tipo foi Interestelar (gostei bastante), Perdido em Marte (Deixam o pobre pra morrer após uma expedição, interessante até) e Vida ( acham uma gosma que se alimenta de gente e qualquer outra coisa viva, legal também pela ação).
    Como disse anteriormente, fiquei um pouco preguiçoso de procurar em Netflix ou baixar filmes. Vou guardar esse pra um futura sessão de domingo.
    Em tempo, bela lua essa superlua dos cervos. Por aqui é difícil enxergar a lua e as estrelas em alguns dias, mas lembro bem como fica iluminado no sertão. Uma bela vista.
    Abraços!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Matheus.
      Interestelar é um filme refinado, bem diferente desse Moonfall, que tem uma pegada mais tradicional. Quanto ao céu em nossa região, é um destino para pessoas que gostam de bancar o astrônomo amador. Quando eu morava próximo a Recife, recordo de um grupo de professores que se reunia para acampar no sertão com suas parafernálias de observação.
      Abraços!

      Excluir

Comente ou bosteje.