sábado, 23 de julho de 2022

Minha estante

Há alguns anos uso o Youtube de suporte ao blog, postando vídeos não listados que são integrados a uma ou outra postagem escrita. É melhor do que postar fotografias de algo, como livro e quadrinho, por exemplo. Mas achei interessante aproveitar o espaço para vlogs, em complemento a este espaço. Não há razão para desperdiçar a ferramenta, gratuita e eficaz. Assim, venho gostando especialmente de, ali, subir alguns vídeos com quadrinhos que possuo na estante, por autor. Até o momento, já foram: Alan Moore, Neil Gaiman, Lourenço Mutarelli, Daniel Clowes e Charles Burns. Pretendo fazer outro com Frank Miller, mas descobri que dará muito trabalho, pois é o cara mais presente em minha coleção. Acho que isso se deve ao fato dele ter produzido bastante não apenas como autor solo, escrevendo e ilustrando, mas especialmente por ter escrito bastante para outros artistas e, igualmente, ter servidor de desenhista em roteiros de tanta gente, durante décadas.

O grande problemas de vlogues é a correção diante de erros: é impossível, a não ser que você tenha o material guardado para reeditar. O máximo que o Youtube permite é o corte no material já postado e acréscimo de alguma legenda. E, mesmo assim, é ruim utilizar ferramentas de edição da própria plataforma. Outra coisa chata é que, como não ganho nada com isso, nem marco a monetização. Mas, se num vídeo de dez minutos eu inserir alguns segundos de um filme ou seriado, a produtora marca todo o meu vídeo para que ela o monetize na integralidade. Mas o que fazer? Só há o Youtube com amplo alcance. Venho usando o Rumble para backup, só que ali quase não dá ninguém.

É isso. Seguem abaixo os vídeos já postados da série Minha Estante. Aos poucos, organizarei aqui vídeos com relações entre si. Abraços e até a próxima.

            

7 comentários:

  1. Olá, Neófito. Beleza? Vejo os vídeos do vlog do Neófito. Gostava de um em que você mostrava como estava organizado o escritório. Como fazia a organização dos fios e a diagramação das estantes. Eu procurei certa vez, mas acho que o vídeo em questão foi desativado.
    Acho bastante interessante esse seu acervo. Eu nunca fui de guardar gibis, então não tenho muitos em casa, só uns 6 capas duras que comprei alguns anos atrás. Os de infância se perderam todos. Preciso ler Neil Gaiman, baixei o Sandman faz tempo mas ainda não li.
    Abraços!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Li esse Charles Burns que você indicou. Achei na internet algum tempo atrás a coleção com Big Baby e Black Hole e sem volta em torrent. Sem volta achei bastante maluca a história, acho que preciso ler uma segunda vez para pegar nuances, um vai e vem danado entre mundos diferentes e gente maluca se lascando. Gostei de Black Hole, mas acho que preciso ler uma segunda vez também para me relembrar melhor de tudo (li num supetão de uma noite). Li em um texto, pesquisando por esse torrent, que big baby é como um antecessor de Black hole, que começam a aparecer essas criaturas que são humanos meio que contaminados por uma doença que faz aparecer alguma característica bizarra no corpo. Continue as indicações, estou lendo algumas, que desconhecia anteriormente.

      Excluir
    2. Fala, Matheus.
      Alguns vídeos ainda estão lá, mas não públicos. Ficam mais como não listados, para serem vistos apenas dentro de postagens aqui. Ainda tenho, por exemplo, um com visão geral de minhas estantes, aqui:https://www.blogdoneofito.com/2019/05/minhas-estantes-de-livros-e-hqs.html
      Mas, se vc procurar no Youtube, não achará no meu canal. Essa é vantagem de vídeos não listados. Há coisa que só quero aqui mesmo, no blogue.
      Outro vídeos são mesmo deletados, quando verifico que havia algo errado ou que não saiu como eu queria.
      Meu acervo de livros, no momento, é caótico. Doei muita coisa e mesmo assim fiquei com material que, no fundo, não faço questão de ter. Um dia talvez organize isso. Só não quero mais doar. Talvez um dia venda ou troque. No momento, tá tudo uma zona mesmo. Só venho tentando manter tudo o que é papel num único cômodo. Chega de levar bagunça para o resto da casa.
      De resto, sou um leitor caótico: leio de tudo! E isso se reflete em minhas estantes e mais ainda em arquivos digitais.
      Sobre Burns, a ideia da peste juvenil que serve de mote a todo Black Hole, realmente, encontra-se em Big Baby, num conto curto.
      Burns é um autor que mexeu comigo. Quando li Black Hole a primeira vez recordei de toda minha adolescência, das noites nas ruas, das casas de amigos e de toda a sorte de histórias estranhas, segredos e lendas que permeavam nossas vidas simplórias, mas mesmo assim aparentemente complexas e cheias de medos. Então foi isso: funcionou comigo. Mas, claro, pode não ter impacto em vc!
      Um sugestão: leia Sandman.
      Abraços!

      Excluir
  2. "O grande problemas de vlogues é a correção diante de erros" sugestao - cria a 'parte 2'. fazer um novo video em sequencia parece mais facil que consertar o video antigo.
    nesse segundo video, comente o erro do primeiro video.

    abs!

    ResponderExcluir
  3. Fala, Scant.
    A ideia não é má. Mas penso que pode ficar enfadonho. Vai que as pessoas que passam por lá comecem a fugir. Mas às vezes faço um complemento. Fiz isso com Pelezinho e rusty brown. Quando falei da hq canalha, iria abordar logo o Dieter, mas resolvi tb dividir. Cara, editar vídeo é divertido. Mas só quando se está com saco. Quando não, melhor nem tentar, pois é algo que pode irritar. É como café e cerveja: precisam estar quente e gelada. Se não, são horríveis.
    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "as pessoas que passam por lá comecem a fugir." se fugirem, nao eram publico alvo do seu nicho.
      outra opcao, é fazer essa parte 2 em forma de postagem no blog

      abs!

      Excluir
    2. Vc tem razao. Acho q nem quem tá lá o público alvo. Mais de 60% dos acesso é de não inscritos. Mas pelo q entendi ter muitos inscritos faz o Yt te promover e assim vc consegue mais inscritos, mais promoção e seu conteúdo chegará a mais gente. É um ambiente difícil para se ganhar espaço. E confuso!

      Excluir

Comente ou bosteje.