terça-feira, 20 de julho de 2021

Everaldo mata na taca

 

Barzinho descolado: este não é bar do Everaldo.

Foto de Life Of Pix no Pexels

Fui ao bar de meu amigo Everaldo (carinhosamente conhecido por Tartaruga Ninja, pois possui um casco proeminente, mas infelizmente invertido para a frente, numa bela pança) e, ali, comi tambaqui como só ele sabe fazer, recheado com farofa e legumes. Lá para as tantas, lhe disse que vi um projeto ótimo para criar tilápia em tanques. Certamente, vi vários projetos. Mas um deles achei bastante simples e barato. Então lhe disse todo o sistema e propus colocá-lo em prática no seu quintal.

backyard do sujeito é imenso. Ele cria galinhas, patos, pavão e, no dia, ainda estava com porco e um bode maior do que aquele do filme A Bruxa. Também vi, ali, cutias e pebas. Sim, tatupeba cavando todo o lugar, mas sem sair das limitações do quintal. Estavam quase sendo bichos de estimação, até o dia em que um deles matou um dos gatos da casa para comer. Coisas da natureza, mas não agradou à família. Então o tatupeba precisou sumir.

Após explicar o brilhante projeto, Everaldo me disse: "Pra quê vou criar peixe aqui em casa se posso pescar?". É isso. O cara sempre consegue peixe em qualquer rio, riacho ou barragem por perto. Nunca retorna de mãos abanando e às vezes ocorre de ser surpreendido por jacarés, os quais são abatidos na taca: pau, pedra, tanto faz. Aliás, foi com meu amigo que descobri as delícias da culinária reptiliana. Não é qualquer um que sabe preparar o bicho de forma palatável, quanto mais tratá-lo.

Everaldo é fã de Conan e d'Os Simpsons. Sou eu quem comprar seus gibis na Amazon porque ele não sabe fazer isso. Compro, lhe entrego e recebo o pagamento em cash porque o pescador dono de bar e metalúrgico não usa cartão de crédito e só acessa internet para "zap zap" e algumas pesquisas banais no Google.

Também sou fã de Conan e d'Os Simpsons. Mas saí daquela peixada pensando que Everaldo é um homem e eu ainda sou apenas um menino. Everaldo mata na taca!

Abraços imberbes e até a próxima.

9 comentários:

  1. ótimo texto

    " projeto ótimo para criar tilápia em tanques. " depois fala desse, se possível

    abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala, Scant.

      É muito parecido com o que vemos em diversos vídeos de YT. Caixa de pelo menos 3 mil litros, tonel com argila e feltro para limpeza, bomba para circulação da água e uma bombinha para oxigenação. Mas posso tentar mostrar um dia. Algumas pessoas estão optando por este sistema. Dois colegas fizeram tanque tradicional, cavando com retroescavadeira, mas perceberam que com caixa de água é mais prático.

      Abraços!

      Excluir
  2. O texto ficou ótimo, como disse o Scant.

    Não conhecia essa expressão de "matar na taca". A verdade é que não consigo pescar, por nunca ter tentado e não ter habilidade, nem matar os bichos terrestres na violência. Pelo menos não hoje.
    Ainda me atrevo a dizer que conseguiria atirando, mas, apesar de comer muita carne, não consigo matar o bicho no punho, faca e martelo. Vivi muito disso por essas bandas do Nordeste. Sou fraco, tenho pena quando vejo que vou tirar uma vida, que algo vai se esvairir.
    No fundo, quando se trata de sobreviver sem as regalias da cidade e da civilização, ainda temos muitos meninos. Ainda bem que ainda existem Everaldos para nos servir as peixadas. kkk

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Totalmente natural. Pessoas que não cresceram vendo abates naturalmente sentem aversão ao processo. Se não, creio que seriam até psicopatas. Se alguém que nunca viu a matança de porco ou gado, por exemplo, a testemunha pela primeira vez na maturidade e não sente nada, tenha a certeza de nunca dar as costas para esta pessoa.
      Everaldo não teria problemas com o modo Walking Dead.
      Abraços!

      Excluir
  3. Pra que criar se eu posso pescar? Tá certíssimo, o Everaldo! E ainda mata jacaré na porrada, na dentada! Que se foda o IBAMA! Não tem cartão de crédito e só usa internet para zap-zap, ou seja, para putaria! Grande Everaldo! Esse, sim, um macho de respeito!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Marreta.

      A fiscalização do IBAMA é intensa na região. Esses jacaré são pegos, em regra, quando surgem em locais de pescaria. É uma autodefesa. Se o bicho vai te pegar, vc tem que se defender como pode. E, se matou, come.

      "Na dentada"! Qualquer dia ele faz isso. Se é que já não faz e evita falar pra gente!

      Abraços!

      Excluir
  4. Ele nutre um temor reverencial pela esposa.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala, Pateta.

      Nunca li. Na verdade, nunca li nem Meu Pé de Laranja Lima, e isso é um atraso de minha parte.

      Felizmente, produzimos em larga escala para encher a barriga de todo mundo, mesmo que com comida processada. Não haveria como alimentar tanta gente apenas com coleta ou um sistema mais "natural" de cultivo e criação. Mas infelizmente algo se perdeu no caminho. E foi rápido. Em grandes cidades, sei ser impossível. Mas até nas pequenas as pessoas não têm mais um pé de laranja lima no quintal. Gente com terras que não cria uma galinha sequer. Estamos mal acostumados.

      Abraços!!

      Excluir

Comente ou bosteje.