sábado, 24 de outubro de 2020

Turma do Chiquinho

 

Caneca da linha promocional, sempre surgindo durante o ano.

Eram comuns ações publicitárias no formato quadrinhos, quando eu era guri. Marcas grandes elaboravam sequências de histórias em quadrinho para divulgação de seus produtos. Isso era feito encartado dentro de publicações variadas, de forma totalmente independente ou, então, como página publicitária, quase sempre na quarta capa. Recordo bastante, por exemplo, da Turma do Guaraná Brahma, cujo mundo era quase bizarro.

Haviam as grandes campanhas utilizando personagens consolidados, apenas com patrocínio da marca. Assim, por exemplo, foi a coleção de cinco revistas Turma da Mônica Especial Coca-Cola. Na época, você trocava tampinhas de garrafa por gibis. Mas meu foco, aqui, são mesmo aqueles gibizinhos elaborados especificamente para divulgação de marcas. E, levando minha filha para tomar sorvete, vi a distribuição gratuita da revista Turma do Chiquinho. No primeiro número, somos apresentados a toda a turma, com ênfase no Chiquinho e seu avô sorveteiro. Em tempos onde a Magali faz regime e Mônica não pode ser chamada de gorducha, o protagonista nos é apresentado como um garoto comilão, voraz consumidor de porcarias como balas, jujubas e chicletes. Além disso, ele é gordinho, o que, penso, ajuda até mesmo na concepção de que haver crianças gordas é normal (em vários casos, evitável) e, com isso, ajudamos até mesmo o trabalho contra o tal do bullying.

Achei bacana a iniciativa da rede brasileira de franquia. Fazia tempo que não via isso e, em tempos de mídias 100% animadas e digitais, editar algo assim possui ares nostálgicos. Para a criançada, chega a ser algo novo, diferente, vez que os gibis infantis em formatinhos estão encolhendo no mercado e, percebo, são adultos os que mais compram.

Parece meio bobo compartilhar, aqui, gibi promocional da Chiquinho Sorvetes. Mas, como antigo leitor de quadrinhos (e olha que eu lia até gibis do Faustão e de Leandro & Leonardo), interessado nos aspectos semiológicos dessa forma de arte e, claro, fornido consumidor de sorvete juntamente com minha pimpolha, não poderia deixar esta curiosidade passar em branco.

Ficha técnica (Notas de Expediente). Nome original: Turma do Chiquinho. Propriedade: CHQ - Gestão Empresarial e Franchising LTDA. Ano de Produção: 2019. Gênero: Infantil. Redação: Gustavo Azevedo. Ilustrações: Pedro Candolo. Diagramação: Higor Gimenes. Revisão: Jéssica Neves. Cores: Pedro Candolo, Higor Gimenes, Fernanda Alves e Pablo Maduro.

Doces abraços e até a próxima.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente ou bosteje.