sábado, 25 de maio de 2024

Estante nova para livro, quadrinhos e objetos diversos


E com o bucho mais cheio comecei a pensar
Que eu me organizando posso desorganizar
Que eu desorganizando posso me organizar
Que eu me organizando posso desorganizar

Da Lama ao Caos
Chico Science & Nação Zumbi

Mudei de residência há meses e ainda estou me organizando. Leva tempo e cansa. E isso tudo para, creio, me mudar novamente em poucos anos. Enfim: estamos sempre em movimento e pedra que rola não cria limo (há várias interpretações para este ditado!). Minhas prioridades foram área de serviço, cozinha e quartos. O resto, a gente vê depois - igual à "Economia" lulopetista. E é o que estou vendo agora: o resto que ficou para depois. Para resolver o problema de organização de HQs e livros que estavam numa estante provisória de metal (já empenada), pensei em comprar aquelas estantes montantes da Evolukit. Mas, após muito pesquisar, percebi que são móveis sem graça e caros. Há quem goste, claro. Cada um com seu gosto.

Então com mil reais encomendei a um marceneiro próximo uma estante tipo bancada, baixinha, com 1,80m de largura total e nichos sobreposto de 30cm cada um. Profundidade: 30cm, também. E o resultado foi melhor do que gasta mais com a moda Evolukit: fiquei com algo simples, elegante e funcional; e sob medidas exatas ao meu gosto. Coloquei os exemplares que estavam na estante provisória e ainda sobrou espaço, especialmente em cima da peça, para tralhas maiores como estatuetas e a caixa de som que uso para ouvir música e, às vezes, até mesmo para plugar algum instrumento musical, para o desespero de minha filha que não gosta quando faço barulho.

Acho que móvel acima também seria bacana para quem coleciona discos de vinil. A medida é exata, me parece. Os nichos facilitariam a organização e a parte superior seria utilizada para o setup: toca-discos, modulador, caixas menores etc.

Abaixo, compartilho postagem passada sobre o assunto, inclusive com meu cafofo anterior. Vou ficando por aqui. Abraços organizados e até a próxima.

6 comentários:

  1. ficou bem legal
    no futuro, caso use marcenaria novamente, sugiro acrescentar rodinhas (alguns modelos vem até com trava)

    abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa idéia! Mais à frente eu mesmo posso fazer isso. É só comprar o rodízio em loja de ferragens.
      Abç

      Excluir
  2. Belo acervo. Eu tinha alguns da coleção do He-man da mattel. Tinha Superpowers (esses ainda os tenho). Meus gibis ficam em pastas escolares. Não disponho de muito espaço em casa para guardá-los. Sou casado com uma professora de ensino infantil, logo, ela tem muitas coisas e falta espaço paras as minhas. kkk. Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já pensaram em organizar isso daí? Planejar bem um lado de uma parede (pode ser até na sala) para um grande móvel com partes expostas e outras com portas para guardar tudo! Serviria até de painel para tv, tb.
      Havia um colega em nossa rua que tinha praticamente tudo de He-Man. O pai dele é bem de vida e não fazia questão de torrar com os filhos. Nem era brasileiro. Então nossa moeda, para ele, era troco. Era tudo caríssimo. Não que hj seja barato. Mas era quase inacessível antes. Eu nunca tive nenhum boneco de He-man, comprado diretamente em loja, novinho. Tinha que escolher bem o que se queria. Então optávamos por comandos em ação e pela coleção rambo da glasslite, além de outras coisas mais simples.
      Abraços!

      Excluir
  3. sobre fichamento e biblioteca...

    dava pra atribuir um número a cada obra (livro, gibi, jogo etc), criar um índice e, seguindo a ordem de disposição dessas obras nas estantes, ir criando fichamentos

    claro, no seu caso já haveria algum fichamento em forma de vídeo ou de post, mas talvez fosse um exercício interessante

    abs!

    ResponderExcluir

Comente ou bosteje.