domingo, 31 de janeiro de 2021

Para baixo e avante!

Shiny happy people: assim será o mundo pós Great Reset.

Crédito da imagem: Helena Lopes no Pexels

Vi por acaso o vídeo abaixo, daqueles que explodem em nossa cara quando acessamos redes sociais. Depois fui ao YouTube procurá-lo. E o que resultou desses trinta segundos? Assombro. Cada vez mais, me convenço que a grande crise do dólar se aproxima e o mundo, em breve, entrará numa crise que, próximo da Quinta-Feira Negra, terá esta como mero incômodo financeiro global. Nunca se imprimiu tanto papel colorido sem lastro. As impressoras de bufunfa estão a todo vapor e os governos rolam dívidas ao infinito e além. Seguindo a euforia, o mercado financeiro recebe boa parte dessa grana lastreada em cocô e ações de empresas falidas atingem picos sem precedentes.

Um colega de trabalho vendeu dois imóveis nos últimos meses e aportou quase toda grana em ETFs super garantidos em dólar. Ele investe nos estêites e deve saber o que faz. Contudo, fiquei realmente assustado com esse comportamento. Sem contar que um dos imóveis lhe rendia doze mil reais ao ano de aluguel. Se eu tivesse grana, teria lhe comprado os amontoados de aço, terra, blocos e cimento.

No vídeo a seguir, a jornalista pergunta a Jen Psaki sobre a atuação governamental diante de casos como o ocorrido na compra de ações e opções da GameStop, uma pequena rede de jogos eletrônicos fodida que quase levou à falência o fundo Melvin Capital Management. A história é longa e tomei conhecimento do fato há poucos dias, assim que o bagulho explodiu. Basicamente, o fundo apostou na queda de ações da rede GameStop e milhões de pessoas se uniram para quebrá-lo, fazendo as ações subirem e colocando o fundo de hedge em maus lençóis, ao precisar cobrir opções a maior. Foi uma resposta aos abusos dos grandes investidores que manipulam mercados e levam pessoas à ruína. Aliás, essas pessoas manipulam até o Bitcoin e os entusiastas de criptomoedas acham tudo lindo: "Olha só, grandes investidores abriram os olhos para as maravilhas do Bitcoin". Vai vendo...

Ao ser abordada sobre esse e outros e fatos, a porta-voz da Casa Branca sambou na cara da sociedade patriarcal burguesa opressora, lacrou bonito, dizendo que agora eles têm uma mulher à frente do Tesouro e que ela certamente deveria estar monitorando tudo. E fim de papo. Esse é o jeito lacrador do governo Biden-Kamala resolver os problemas: "Calma, estamos lacrando: temos uma mulher à frente de tudo, sabia?".

O mundo está colapsando. O donos da Terra falam abertamente no que antes era mera teoria da conspiração: grande reset, transhumanismo, existência sem propriedade privada (para o populacho, claro) e tudo mais o que, nas bocas dos gurus conspiracionistas, era tido como delírio. O coronavírus caiu como luva para globalistas e sua sanha por reengenharia social: pessoas saudáveis trancadas em casa, usando máscaras (a Jen Psaki faz questão de usar duas quando dá entrevistas), se aglomerando para votar mas com medo de ir às escolas. Daqui a pouco, pularemos numa perna só quando recebermos algum comando pavloviano. Mas tudo poderá ficar bem, pois o governo americano possui uma mulher à frente do cofre.

Se você tiver grana, comece a pensar em adquirir bens sólidos e a aprender algo realmente útil e prático. Talvez nos próximos cinco anos tenhamos que caçar para comer. Quem sabe quando vier a Covid-25...

Abraços pavlovianos e até a próxima.

16 comentários:

  1. bem, estou pra comprar as partes de outros herdeiros no inventário e, depois de muita burocracia, reformá-lo...

    mercado é complicado, tudo é uma questão de "time". quem é sortudo ou sabe manipulá-lo consegue se dar bem.

    os outros (eu) ficam na diversificação. acho razoável manter uma carteira diversificada, afinal ninguem sabe se vai rolar aposentadoria no serviço daqui há umas decadas

    tb acho legal ter pelo menos 1 imovel físico na carteira (to trabalhando nisso)

    sobre diversificar em dólar, vai de cada um. eu acho interessante, mas tem tem gente que só mantém o dinheiro no brasil

    sobre o reset, fim do mundo ou colapso global. bem aí, estamos de volta ao feudalismo. ando cuidando do corpo e pretendo trabalhar como mercenário, leão de chacara, coisas assim. tem sempre alguem precisando de capangas nessa realidade (não é piada, um corpo forte é a última linha de defesa)

    mesmo assim acho q se o mundo acabar, vou acabar morto entre os primeiros

    abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala, Scant.
      Você conhece o mercado e sabe aportar, coisa que eu não sei. Mas, mesmo leigo, compreendo que um portfólio diversificado é sempre positivo. Aliás, participar dessa loucura, no momento, é realmente uma boa aposta. Aliás, se você usar um macaco para investir em ativos e até mesmo fazer day trade, dará certo, pois os Banco Centrais estão injetando tanta grana no mercado financeiro que qualquer porcaria dá retorno de até 20% em pouco tempo. O problema é saber a hora de pular fora antes de tudo desmoronar.
      Sobre cuidados com o corpo, esse é um dos pilares do sobrevivencialismo. Se vc estiver imprestável quando alguma crise implodir, será complicado. Imagine uma crise de grandes proporções sem medicação para pessoas doentes, especialmente para doenças e infecções letais como câncer e HIV? O sujeito morrerá à míngua. Chegamos bem perto, recentemente, do desabastecimento de insumos essenciais. Continue se cuidando, obviamente. Poderá ter um lugar ao sol no futuro mercado de mercenário e ainda fica com um shape legal!
      Abraços!

      Excluir
    2. cara,

      to estudando a reforma previdenciária de 2019
      cagaram demais no status do servidor. os benefícios, principalmente pensão por morte ficaram uma porcaria

      talvez seja prudente criar uma carteira de imóveis (vc era bom nisso, não?)

      por outro lado, vc pode criar um carteira financeira que beneficiará seus dependentes daqui há algumas décadas, veja o exemplo do Blogueiro Viagem Lenta:

      https://www.amazon.com.br/Viagem-Lenta-liberdade-independ%C3%AAncia-financeira-ebook/dp/B08M11TTSL/ref=sr_1_1?__mk_pt_BR=%C3%85M%C3%85%C5%BD%C3%95%C3%91&dchild=1&keywords=viagem+lenta&qid=1612272819&s=books&sr=1-1

      li o livro e tem um capítulo sobre filhos

      abs!

      Excluir
    3. Perdemos muito, em tudo. Para que servem esses sindicatos, afinal, a não ser para militância?

      Tínhamos licença prêmio e abrimos mão disso de graça, a troco de uma licença para qualificação quase impossível de se ter acesso. Hj, os caras adoecem de fadiga e tiram licença para tratamento de saúde, já que não têm mais licença prêmio. Coisas do Brasil.

      Migrei de regime previdenciário para o novo e "garanti" ao menos um Benefício Especial pelos 15 anos a maior que contribuí. Estava pagando quase três mil de previdência e não via vantagem nisso. Os regimes anteriores são os "culpados" por todas as mazelas do Brasil e a tendência é sempre piorar, com mais alíquotas pesadas e com risco de sequer haver aposentadoria. Não sei se teremos aposentadoria no futuro. E, se tivermos, quanto será? Mudarão os cálculos de alguma maneira que precisaremos continuar trabalhando até a morte, penso. Isso é bem possível. Não acho impossível que eu trabalhe até os 75 anos e, francamente, tô nem aí. Ficarei velho e ranzinza, trabalhando quase nada, metendo atestado médico e causando problemas.

      Ainda penso em morar num local onde possa cultivar em boa quantidade, com rio próximo para pesca e terra para criar. Ando estudando formas de produzir e guardar toda a minha energia elétrica. Na verdade, já produzo mais do que uso, mas guardo na rede. Quero guardar em baterias. Haverá mais tecnologia para isso no futuro. Esse, cara, é meu plano a longo prazo: ser quase autossuficiente. Já ando sondando possibilidades.

      Não tenho planos de investir no mercado financeiro nem a curto prazo, quanto mais pensando em deixar de herança para alguém. Filho é assim: damos amor, atenção, casa, comida e roupa lavada, além de educação e saúde. E então vamos viver que ninguém é de ferro e a grana é curta.

      Acho plausível quem se esforça para, além de gastos com saúde, educação, vestuário, lazer etc., ainda aperta o cinto para deixar carteira de investimento aos pimpolhos. Tenho colega cujo pai dirigia carro caindo aos pedaços e não vivia com conforto algum. Quando o velhote bateu as botas, deixou alguns milhões (em cash, mesmo, além de imóveis residenciais e salas comerciais) para os rebentos. A grana foi bem investida em Hilux de 250 mil, jet ski, putas e viagens. O paizão foi bastante legal. Já eu prefiro gastar a grana que me sobra (e sobra pouco, acredite), comigo.

      Abraços!!!

      Excluir
    4. Ah, a pensão por morte deu merda desde Dilma, com limitações. Mas sabe que fui a favor? Quando morei na Paraíba, testemunhei caso de Auditor da Receita Federal (mais de oitenta anos de idade) casando com a "noiva" do filho apenas para deixá-los com uma baita pensão até o final da vida da novinha. Era difícil coibir isso... Enfim: me preocupo com o futuro, mas com pé no chão e sem apertar demais o cinto.

      Excluir
    5. seu comentário merecia um post
      "Ficarei velho e ranzinza, trabalhando quase nada, metendo atestado médico e causando problemas." - idem.

      não teria como vc comprar um sítio/chacara paralelo ao da sua sogra?


      hoje em dia com o desenvolvimento da tecnologia é possível produzir muito em minifundios, como parece ser o exemplo da Holanda

      abs!

      Excluir
    6. A localidade onde ela está não me agrada. Sem contar que pretendo ter acesso a um rio caudaloso. Em pouco espaço, posso ter pomar, horta, galinhas e porcos. Manejando bem, não falta comida. Compraria apenas o mínimo mais supérfluo. Isso não é para agora. Mas estou planejando. Brasileiro usa MUITA terra pq temos muitas terras. Mas além de desperdício, dá trabalho. Um hectare dá para bastante coisa e vc cuida sozinho.

      Abc!!!!

      Excluir
  2. Penso da mesma forma: vou dar todo o suporte para o guri mas a partir de um certo ponto, ele que lute!
    Com um certo nível de tecnologia 1ha dá para sustentar tranquilamente uma família e o trabalho não é tão massacrante. Mas tenha em mente que o trabalho braçal no campo é sempre muito difícil para quem não cresceu na lida (não sei se é o seu caso).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala, Pateta.
      Não cresci na lida. Fui me envolvendo por prazer mesmo e tive/tenho parentes do meio rural. E, realmente, não é fácil: pragas, formigas, doenças em animais etc. Além do que, mesmo sem esses contratempos, já dá trabalho. Percebi que o negócio é organização. Com planejamento e boa organização, dá certo. E o esforço se torna até prazeroso.
      Abç!

      Excluir
  3. Olá Neófito, como vão as coisas por aí? Espero que tudo jóia.

    Realmente, na esteira do home office (mais gente em casa, sem ter o que fazer para coçar e sem chefe na salinha ao lado para vigiar) e da injeção de dinheiro no mercado (os preços sempre subindo, mesmo sem muito fundamento, e empresas lixo sendo avaliadas próximas das grandes do mercado), cresceu e muito o número de investidores na bolsa. Muitos deles devem ter chegado lá através das fortes propagandas de ganhos rápidos e fáceis que estão inundando o Youtube e os diversos canais de informação. Gosto de uma frase, não me lembro bem quem dizia, que quando todos estão falando de bolsa, inclusive o porteiro e os pedreiros, é a hora de deixar o barco e esperar a queda. Quando esse tanto de gente, que não sabe nem guardar dinheiro no colchão, começa a apostar em empresas, sem qualquer estudo prévio, e elevar os preços "no braço" é certeza que em algum momento virá uma correção. E aí essa galera perde tudo para os grandes e voltam para suas casas desacreditando do mercado. Isso é cíclico. Já vi muita gente que apostou em Petrobrás na época do Pré-sal, quando estava em alta, reclamando que nunca reaveu o capital (isso gente que tem grana, que, em tese, é esclarecido, como executivos e trabalhadores sêniors de grandes empresas em que trabalhei).

    Quanto aos day-traders, acredito que sigam a mesma fórmula. Infelizmente a internet tenta passar a falsa sensação de que só é preciso colocar o dinheiro e esperar as velas subirem, quando na verdade, fazer day-trade é praticamente uma segunda profissão. Demanda muito estudo, muita análise de mercado, muito treinamento prévio e muito dinheiro perdido para, então, talvez ganhar. Também demanda muitas características que muita gente não têm, tal como desapego do dinheiro investido, paciência, atenção, consistência, entre outras.

    Quanto ao seu amigo investidor, é difícil dizer se ele fez uma boa escolha, mas se ele investe nos "istaites" provavelmente deve, pelo menos, saber um pouco do que está fazendo. Particularmente, não apostaria todo o dinheiro de dois apartamentos em uma única aposta, mas cada um faz suas próprias escolhas sabendo dos riscos inerentes. Também, talvez seu amigo tenha tanto dinheiro que esses dois apartamentos são um peido financeiro para o castelo do tio patinhas (rs!).

    Gamestop é um caso a parte, não conheço muito do mercado americano, mas aparentemente os caras estavam vendidos em mais que 100% das ações. Ou seja, tinha mais ações shorteadas que as que existiam no mercado. Isso é fórmula pra dar merda. O mercado deles parece ser bem pouco regulado, de certa forma isso facilita em alguns pontos, mas permite coisas bizarras como essas alavancagens. Os fundos que investem (aka: tubarões) também deveriam saber dos riscos a que estão submetidos, não permitindo ficar em tamanha exposição (pra isso eles contratam um time inteiro de risco que, aparentemente como fala o Taleb, não serve pra nada). Também, esses fóruns, tal como o wallstreetbets, pra mim, realizaram manipulação de mercado. Organizar um grupo de pessoas para comprar uma ação visando subir os preços artificialmente não é manipulação? Estranho isso aí. Acredito que eles irão mudar algumas coisinhas quando a poeira passar na forma de operar. Sempre lembrando que os tubarões sempre vencem, com toda certeza teve grandão do outro lado ajudando a esticar o preço pra cima, devem ter feito alguns bilhões com essa brincadeirinha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os EUA entrarão em um período complicado agora, com toda essa agenda de diversidade e meio ambiente que está sendo colocada. Acredito que teremos que aguardar para ver até onde vai essa brincadeira. Quanto a um grande colapso, acredito que seja muito difícil de ocorrer. Na grande maioria, as pessoas são conservadoras. A TV e o establishment querem nos fazer creer que feminismo, viadagem, imigração e cotas e uma porrada de outras agendas são importantes, quando na verdade a grande maioria das pessoas está se lixando pra isso, batalhando para por comida em casa todos os dias e querendo paz em seu descanso. Acho que, se essas agendas começarem a interferir nesses pontos, podemos ver um outro Trump voltar a casa branca, como ocorreu a 4 anos atrás, ou quem sabe o mesmo hahaha.

      Quanto ao vírus, até onde sei já não deve mais existir. Por essas bandas, pelo menos, ninguém se importa. Vejo festas todo final de semana e com o carnaval chegando só tende a piorar. As medidas só vêm para foder os CNPJs, pois só são aplicadas a quem pode ser multado, vide as medidas dos especialistas do doriana mandando fechar os bares 20h. Enquanto isso, baladas clandestinas rolam solta nos fundões da periferia, nunca vi polícia e os militantes do comunavirus irem até lá pedirem para que os funkeiros armados parassem suas festas. "Acredito" que os prefeitos e governadores não sabem do que está ocorrendo e acreditam piamente na capacidade do brasileiro de se comportar e seguir as regras e leis colocadas pelo governo (só que não!!, vide final da Liberta com torcida e direito a abraço no jogador que fez gol, suor, meleca e saliva pra todo lado, lugar perfeito para um viruzinho comunista, tinha té suvaco peludo!!!).

      Quanto a bens, acredito que se o mundo colapsar pouco importarão. Melhor guardar algum tipo de arma e cultivar um corpo forte, saudável e resistente, como mencionou o Scant. Numa terra como o Brasil, durante um grande colapso, provavelmente se encherão de saqueadores. Deus me livre de estar numa cidade quando isso ocorrer. Espero já ter um bunker no subsolo de um campo fértil em algum lugar com belas paisagens e clima agradável, como o sul do país.

      Enquanto isso, caso nada ocorra, vamos guardando o pouco que sobra do nosso dinheiro e diversificando os investimentos, só para ter uma aposentadoria decente quando a idade chegar (pois ela sempre chega!!). Acredito que o melhor seja achar outras coisas que dêem prazer além do dinheiro, tal como estudar algum assunto, ler, pintar, escrever. São essas coisas, que não custam centenas de milhares de reais, que farão nossa vida se tornar suportável até o fim, que fica sempre, a cada segundo que passa, mais próximo.

      Um grande abraço.

      Matheus.

      Excluir
    2. Fala, Matheus. Tudo bem? Espero que sim. Por aqui está tudo ok. Probleminhas domésticos e profissionais de sempre, todos daqueles “normais” e que um dia nos livraremos: sob sete palmos de terra.

      Desconhecia esse pensamento sobre quando todos estão falando de bolsa, mas me recordei agora daquele momento do filme A Grande Aposta, quando o sujeito está numa boate de strip-tease e a dançarina lhe diz que está com hipotecas sobre uma penca de imóveis de alto padrão para fins de “investimento”. É quando cai a ficha de que a bolha do subprime estouraria. Aliás, ainda falando em A Grande Aposta, o Michael Burry andou alardeando em bom som que tudo vai pro buraco em breve, citando especialmente a valorização absurda da Tesla.

      Recordo dessa época do pré-sal e muita gente metendo grana na Petrobrás. Muita gente próxima a mim só falava disso e realmente colocou dinheiro nisso. Confesso que só não entrei no hype porque estava liso. Era um momento de mudança de vida e estava à toa nas horas vagas, pegando bastante estrada por aí, bebendo e pegando raparigas em todo canto. Rs

      Não sei se você está por dentro, mas há guris de 13 a 15 anos de idade dando conselhos de investimentos em ações no TikTok. É mais ou menos o que já falei: você pode colocar até um chimpanzé para fazer day trade que talvez dê bons resultados. No momento, tudo está dando bons resultados. E esses canais de investimento de YouTube são tão canalhas que estimulam tais práticas.

      Não conheço bulhufas de mercado financeiro mas qualquer jegue percebe que a situação está anormal e que o aumento da base monetária jogou preços de ativos (inclusive dos “criptos”) para a estratosfera. Se você montar uma startup de envasamento de fezes e lançar ações, terá mercado especulativo. Assim, não sei bem como se deu essa manipulação do mercado ianque, mas aqui a CVM já está de olho em possíveis ações semelhantes. E, no fundo, acho todo esse caos bacana. Antes, apenas os tubarões causavam catástrofes; hoje, as sardinhas mostram poder fazer o mesmo. Mas, claro, na lata sempre haverá tubarão disfarçado.

      Excluir




    3. Sempre destaco que, em caso de colapso, só precisaremos de abrigo, água e comida. E de meios para não sermos saqueados. Ninguém come ouro ou bitcoin. É aquela coisa: nos preparamos para eventos diversos e com vários graus de entropia. Ou melhor: tentamos nos preparar. E só. Depois é contar com a sorte e ter fé em Deus e força na peruca. Falei antes e repito: se eu fosse rico, teria búnquer com comida para nos, poço com elevada vazão, energia a dar com pau e munição, bastante munição. Nem faço questão de muitas armas. Não adianta um arsenal sem paiol. Arma sem munição é um tacape. Mas, cara, tenha munição para uma batalha.

      Ainda acho possível um grande colapso humano. Concordo contigo sobre a maioria da população estar se lixando para lacres. O cidadão médio quer boletos pagos, sossego aos finais de semana e a garantia de que o filho não esteja cheirando pó e a filha não engravide aos 15 anos de idade. Se rolar churrasco com cerveja aos finais de semana, melhor. O problema é que a turma do lacre está subindo rapidamente ao Poder e está pondo sua agenda à frente de assuntos essenciais. Daí, meu receio. Quero realmente estar errado. Mas tudo converge para a bancarrota. Então vamos ao menos nos preparar no que der. Estoque comida. Na “melhor” das hipóteses, você a come ou dá à caridade. Tenha terra, se puder: é um bem finito. Terra não dá filhote como as ações da Tesla. Se der para guardar ouro e prata, muito bom. Se o mundo ficar bem mais à frente, comemore fazendo joias para a esposa com os metais. Em resumo, como estou: torcendo pelo melhor, me preparando para o pior.

      Terras no sul são um sonho. Sonho mesmo: caríssimas. Mas dá para comprar terra barato em muito lugar bonito nas brenhas do nordeste. O problema de terra, apenas, é que a invadem. É algo exposto e visivelmente produtivo. Daí a ideia de fortificação.

      As medidas dos gestores municipais e estaduais não possuem nenhuma lógica aparente. E o que mais assusta não é isso. Mas, sim, o silêncio da comunidade médica a respeito e atuação de Ministério Público e do Judiciário para endossar tais insanidades. O mundo está meio maluco neste “novo normal”. Estamos vivendo um momento de loucura coletiva, com mentes laceadas. Imagine quando outros vírus mais letais vierem e as bolhas financeiras começarem a explodir. Daí, creio mesmo nos riscos de uma hecatombe de insanidade global.

      Quanto a guardar dinheiro, não estou fazendo isso porque não sobra. No momento, devido a problemas familiares, não sobre nada, mesmo. E o que sobra tô usando para comprar itens que considero essenciais guardar e para lazer, antes que este se torne impossível. Mas você está correto quanto às economias e carteiras diversificadas pensando no futuro. Vai que tudo dá certo. Entretanto, neste momento, entre aportar em ações de uma promissora empresa de embalagem de vento a vácuo e comprar insumos para casa, fico com os insumos.

      Outro grande abraços e orelha em pé!

      Excluir
    4. "Era um momento de mudança de vida e estava à toa nas horas vagas, pegando bastante estrada por aí, bebendo e pegando raparigas em todo canto. Rs"

      Então podemos dizer que você fez um investimento um tanto melhor que os que perderam dinheiro nesta aposta hahaha. As vezes penso que uma grande forma de investir é com nosso bem estar e diversão (obviamente sem tacar tudo lá de uma vez até a bancarrota). É a famosa história do cafezinho, até faz diferença no papel, mas se colocar o tanto de conversas, momentos e risadas perdidas, fica difícil fazer um balanço sobre o quão bom é esse método de investir.

      Me lembro de uma piada que contavam que era mais ou menos assim:
      "Chega um bêbado no bar e pede uma cachaça. Um investidor atento percebe que o bêbado bebe muito e vai dar um pitaco:
      -Bêbado, sabia que se você investisse o dinheiro dessa cachaça durante os 20 últimos anos, desde que começou a beber, poderia ter uma ferrari agora.
      O bêbado, com toda sua sapiência alcóolica, brada:
      -Cadê sua Ferrari então?

      Não sabia desses jovens de TikTok, não estou nessa rede social. Nos últimos tempos tenho tentado me desvencilhar de vídeos (mesmo sendo muito difícil). No fundo, a maioria deles demora mais que uma leitura para chegar na informação e, dificilmente, a entrega antes de te vender um curso.
      Acho que isso será tendência agora, é a grande moda. Logo mais, quando os preços começarem a cair, todos vão fugir e o "hype" vai virar outra coisa e, de uma hora pra outra vão esquecer de bolsa, até o próximo Bull market. As fases cíclicas que o universo parece sempre seguir.
      Outro problema é a grande quantidade de especialistas. Nunca vi tanto especialista existir na face da terra. Antes era preciso ficar uns 30 anos pra poder pensar em dizer que sabe algo. Agora, com um ano, já é especialista.

      Excluir
    5. Realmente as terras no Sul são extremamente caras, ainda mais se tiverem que ser fortificadas. Gosto da ideia das terras nordestinas, até por ser descendente direto de lá. O que me incomoda é o calor, não sou muito afeito ao clima do semi-árido, do sertão, apesar de gostar da brisa que emana dessas terras.

      "Quanto a guardar dinheiro, não estou fazendo isso porque não sobra. No momento, devido a problemas familiares, não sobre nada, mesmo. E o que sobra tô usando para comprar itens que considero essenciais guardar e para lazer, antes que este se torne impossível. Mas você está correto quanto às economias e carteiras diversificadas pensando no futuro. Vai que tudo dá certo. Entretanto, neste momento, entre aportar em ações de uma promissora empresa de embalagem de vento a vácuo e comprar insumos para casa, fico com os insumos."

      Vi que você gosta de hortas e coisas do tipo. Pra mim esse é um grande investimento, em saúde e em gastos, já que não precisará comprar frutas ou legumes frescos grande parte do tempo.
      Sempre quis montar uma hortinha, mas meu gosto mesmo era ter uma plantação dee frutas para colheita caseira. Infelizmente, na cidade os espaços são pequenos e,hoje, não consigo ter uma árvore no meu apartamentinho. Quem sabe no futuro.

      Um abraço!

      Excluir

    6. Poucos conseguem o equilíbrio em todos os aspectos da vida, especialmente quanto a torrar grana com vadiagem e tentar poupar. Durantes anos e anos, nunca poupei. Fui um gastador por filosofia de vida. Queria aproveitar bastante em prazeres banais. Contudo, já estava relativamente seguro num emprego que paga bem (para os padrões nacionais) e ainda era bem jovem. Não me arrependo de nada e teria feito quase tudo igual, exceto pelos dois casamentos.

      Cada mulher pega (não recordo nem 5%) foi bom, assim como cada cerveja no final da noite.

      Já vi conselheiro aportador de Youtube, há anos, falando sobre economizar no cafezinho e no chope como forma de atingir a sonhada IF. Achei aquilo tudo muito deprimente. Ainda que sozinho num café, cada momento foi muito bem vivido e jamais economizaria nos pequenos prazeres cotidianos pensando em ficar “rico”. Hoje, até minha filha me acompanha no cafezinho, embora acabe tomando sucos e Coca-cola. E é bem prazeroso gastar com sua companhia. Minhas saídas ficaram mais caras e mais agradáveis!

      A parábola do bebum também é usada com cigarros e tantas outras coisas. Poupar com o básico é estupidez, penso. A vida é curta demais e na velhice não vamos curtir porcaria alguma. Aliás, para a velhice, tenho ao menos a garantia de uma aposentadoria mequetrefe mas melhor que muitas por aí. E acaso não haja previdência paga pela União a servidores, é porque tudo foi para o beleléu e uns trocadinhos poupados também não serviriam para quase nada. Quando a União quebrar, é porque estaremos todos fodidos.

      Jamais usaria algo tão baixo quanto o TikTok. É o fundo do poço das redes sociais. Fiquei sabendo disso por indicações e porque minha filha insiste em baixar o app, mesmo nós excluindo do telefone dela.

      Certa vez, vi um comentário de Olavo de Carvalho a respeito dos “gênios” precoces da atualidade, que se acham detentores de maior conhecimento do que qualquer bem educado do passado e as “ultrapassadas” educações clássicas. A coisa é por aí mesmo. Abundam especialistas rasos e intelectuais de reality show.

      Concordo contigo. O semiárido é sofrido e pode ser ainda mais. Onde me encontro, ao menos há bastante acesso à água, inclusive por perfurações de poços pelo poder público (imensas caixas de distribuição por setores). Não falta água. Nunca sofri com falta de água aqui, mas mesmo assim tento ser precavido. Não recomendo a compra de terra no sertão, pois é uma região cruel e difícil de lidar. Contudo, há muita terra boa no agreste, zona da mata e regiões serranas. Quando puder, pesquise por exemplo a região serrana cearense, a exemplo de Guaramiranga. São regiões belíssimas, com clima equilibrado, terras férteis e reservas de mata nativa.

      Pois é. Sempre fui meio “gastador consciente”, mantendo aquele mínimo de responsabilidade. Mas acho que também gastei bem. Mesmo ajudando parentes em alguns casos, sempre coloquei grana em nichos importantes. Poderia ter feito mais? Acho que sim. Mas realmente não queria nem quero. Repito: acho a vida útil – aquela onde realmente gozamos a alegria de viver – bem curta.

      Torço para que saia do apartamento e viva numa casa com amplo quintal!

      Abraços, Matheus!

      Excluir

Comente ou bosteje.