sábado, 7 de setembro de 2019

Dois vídeos: A sacola por Thomas Newman & Isso É Água por David Foster Wallace


Onde tu estavas, quando Eu lançava os alicerces da terra?
Conta-me, se é que tens verdadeiro entendimento?
Jó, 38:4

O vídeo acima é interessante. Foi elaborado sobre trecho da palestra do escritor David Foster Wallace numa colação de grau da turma de 2005 da Kenyon College. O áudio é do próprio autor. Infelizmente, não há vídeo do discurso. DFW tornou-se mundialmente famoso, creio, após a publicação de seu calhamaço Graça Infinita (comprei, mas confesso que me arrependi pelo péssimo trabalho da Companhia das Letras, em publicar algo tão volumoso em letras miúdas e quase sem margens e espaçamento, quando poderia ter dividido tudo em dois tomos numa caixa). O autor tornou-se ainda mais notório após seu suicídio por enforcamento.

Várias obras me ajudaram a tentar encarar a vida com menos ira; a deixar tudo para lá e a viver um dia de cada vez. A dizer para mim mesmo: "Tudo bem, depois passa". Após um tempo, às vezes, um comportamento assim pode beirar ao desleixo e nos trazer ainda mais problemas do que já temos. Mas, no geral, é uma posição que me ajudou a aliviar a mente e o coração, tentando encontrar paz em mim mesmo diante de milhares de contratempos. É algo que me serviu, ao menos, para afugentar a ira cotidiana e manter o espírito mais leve. Sem dúvidas, o que mais me ajudou nesta empreitada foi a leitura de O Jogo das Contas de Vidro, de Hermann Hesse. Só que, em torno de dez minutos, DFW conseguiu nos dar uma lição similar, mais aplicada aos dilemas do dia a dia moderno.

Já o vídeo abaixo é apenas para entreter. Adoro essa cena de Beleza Americana e sou fã das composições de Thomas Newman, cada vez mais surpreendentes. Além disso, a mensagem final do filme tem muito a ver com esta postagem: uma lição de gratidão por cada minuto de nossa vidinha idiota.

É isso. Abraço a todos.

7 comentários:

  1. Tive seis colegas que cometeram suicídio. Acho um número alarmante. É um tema complexo e curioso. Atualmente, penso o seguinte: se não quer mais estar aqui, então vá embora. Parece duro pensar assim, mas, afinal, vale mesmo a pena ficar insistindo com alguém que não quer mais viver para que continue vivendo? Sei lá... Talvez amanhã eu mude de opinião...
    "É só uma punhetacao mental"... Isso é bom. Estimule os miolos!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Por doença grave ou incapacidade, eu optaria por um tiro na têmpora. 100% garantido.
    Por depressão, resisto. Já passei por muita coisa ruim na vida para me entregar fácil assim.

    ResponderExcluir
  3. achei o livro no lelivros
    esse video das sacolas é hipnotizante
    lembra-me dos livros de monteiro lobato e de minha infancia, quando via um redemoinho de vento em um monte de folhas e associava com a ideia de um saci invisivel que as fazia girar

    abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ótima recordação. Saci e redemoinho eram presentes em diversas publicações que líamos, quando guris... Isso parece ter se perdido com o tempo. Abraços!

      Excluir
  4. Vc tem que criar uma cena mais dramática... rs

    ResponderExcluir
  5. O Tio Barnabé ensina a Pedrinho o passo a passo da captura de um saci e depois, como torna-lo seu escravo roubando-lhe a carapuça. Li quando moleque e nunca esqueci a receita. Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem que testar!

      Aqui na região onde moro, dizem, é cheia de assombrações e entidades...

      Abraços!!!

      Excluir

Comente ou bosteje.