quinta-feira, 4 de julho de 2019

Ziraldo e Steinberg


Pensei esses dias que, se não houvesse Steinberg, não haveria cartum; ou, ao menos, não haveria cartum como o conhecemos. É que praticamente todos os grandes cartunistas buscaram inspiração no artista romeno para seus trabalhos. Podemos nos orgulhar do gênio de Borjalo como precursor do que deveria ser um cartum puro. Entretanto, foi lá nos trabalhos publicados na New Yorker que caras como Millôr, Ziraldo, Jaguar, Fortuna, Claudius (e tantos outros) buscaram elementos para seu pontapé no mundo das ilustrações, especialmente do desenho de humor. Estava folheando um dos livros de Ziraldo quando vi a ilustração abaixo, de início de sua carreira. Acerca dela, ele próprio nos diz que, naqueles anos em que era desenhista na Standard Propaganda, tentava imitar Steinberg. Fui atrás de um desenho similar a este de Ziraldo e encontrei-o no livro All In Line. O do Ziraldo está na introdução ao portfólio 40/55 - Itinerário de Um Artista Gráfico Brasileiro. Achei interessante compartilhar imagens desses dois trabalhos, para quem curte ilustração.




2 comentários:

  1. Grande Ziraldo. Ainda tenho o original do Menino Maluquinho que ganhei guri da minha tia logo quando lançado. Adorava os desenhos dele no jornais e revistas da época (70s). A Supermãe, Turma do Pererê...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Certamente deixará saudades. Idade avançada, pouca produção...

      Para mim, é o maior artista gráfico do mundo. Não conheço outro a altura com uma produção tão intensa. Tenho o encadernado SuperMãe e um box reunindo HQs do Pererê. No blog anterior tinha muita postagem ziraldiana. Penso em refazer algumas.

      Abç!

      Excluir

Comente ou bosteje.