sábado, 25 de fevereiro de 2017

Barras e Barreiras, retrato de Kelly Alves [ Documentário ]


Riccardo Migliore nasceu em Milão. Atualmente, é mestre em Comunicação pela UFPB e também graduando em Ciências Sociais pela UFCG. Kelly Alves é natural da zona rural de Puxinanã, Paraíba; é uma transexual que comeu o pau que o diabo amassou em sua jornada física e espiritual em busca de uma posição social digna. Riccardo é o reponsável pelo documentário Barras e Barreiras (argumento, roteiro, fotografia, edição e direção), onde conhecemos um pouco da vida de Kelly, que saiu de seu pequeno sítio para a Cidade de Campina Grande, o maior centro urbano do interior do nordeste brasileiro.

Morei mais de cinco anos na Cidade de Campina Grande, da qual ainda hoje sinto saudades. Minha mãe é natural de Puxinanã (cidade da Kelly). Meu irmão estudou na UFCG e na UFPB (locais de estudo do cineasta). Conheci um pouco do centro da cidade, desde a violenta Rua João Pessoa mencionada por Kelly (onde travestis fazem programas, drogas são vendidas e os mais diversos crimes acontecem) e também conheci muita gente diferente e interessante igual à protagonista.

Assisti a esse documentário na TV Brasil e fiquei bastante satisfeito ao encontrá-lo, na íntegra, postado no Youtube pelo próprio diretor, em seu canal. A produção já teve várias exibições públicas e ganhou o Prêmio Aquisição TV Brasil (categoria Melhor média-metragem) na 6ª Mostra de Cinema e Direitos na América Latina (com votação do público em 27 capitais brasileiras).

Como, há pouco tempo, recomendei a HQ Malu - Memória de Uma Trans, acho mais do que oportuno sugerir este bonito trabalho, que, dentre outros méritos, conseguiu aproveitar com felicidade a estética oferecida pela bela Campina Grande, mesmo quando abordada em suas noites frias e escuras, típicas da região da Borborema.

Precisei durante cinco anos dar a volta neste açude para ir à faculdade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente ou bosteje.