segunda-feira, 6 de fevereiro de 2023

Bitcoio e créptomoedas


Crédito da imagem: Flickr

Residi cinco anos na cidade de Campina Grande. É um lugar lindo. Eu morava às margens do Açude Velho e precisava contorná-lo todos os dias para ir à faculdade. Era uma boa caminhada matinal, sob aquele "sol frio" do planalto da Borborema. Eu era muito feliz naquela época de estudante, sabia disso e agradeço a Deus por tudo. Fazia minha graduação ocupando estágios que pagavam e, antes de terminar o curso, já estava ocupando um emprego de nível médio que me rendia uns trocados bons. Sinto saudades do Açude Velho. E, às suas margens, agora, está sediada a Braiscompany, a qual vem ocupando noticiários há algum tempo e causando rebuliço na finasfera.

Não entendo quase nada de finanças, investimento e menos ainda de criptoativos. Deveria compreender mais, pois educação financeira é algo que considero essencial. Mas sou relapso neste aspecto da vida. Mas vejamos do que sobrevive a Braiscompany: você lhe entrega sua grana, ela compra criptomoedas e as mantem custodiadas, alugando-as enquanto as explora em atividades de "trading". É mais ou menos isso a grosso modo. E, aparentemente, o retorno aos aportadores era alto: mais de 5% ao mês! Esse retorno seria como o "aluguel" pago por estar com suas moedinhas eletrônicas. Mesmo sem compreender sobre essas operações arriscadas em blockchain, isso me cheirou à merda. Certamente, deu certo durante curto espaço de tempo porque é assim com todo esquema de pirâmide: quando muitos deixam de ingressar na base, o troço desmorona. E, colegas, quem mete grana em troços mirabolantes que prometem retornos estrambólicos tem mais que se ferrar mesmo.

Basta dar um Google em "Braiscompany", na pesquisa de imagens, e você verá a opulência de seus cabeças: roupas costuradas sob medida, carros milionários, jatinhos, muita pompa e luxo. Chic no Úrtimo!, como dizia o Jeca Gay. E tudo isso com o suado dinheirinho de quem queria ficar rico com "biticóio e crepto-moeda", como falou nosso honrado Senador Renan Calheiros. Se bem que, neste caso, eram "creptos" realmente.

Enfim: essas notícias serviram para me fazer recordar a beleza desta pequena cidade onde morei, muito do que vivi ali, as caminhadas onde hoje encontra-se a empresa fodástica que promete lucros insanos e tantas outras coisas. E para me lembrar que, sobrando um troco, é melhor meter em terra, cimento e argamassa. Ao menos não desmorona tão fácil.

Criptoabraços e até a próxima.

6 comentários:

  1. só ainda nao investi em bitcoin por preguiça, mas essa empresa realmente tem cara de piramide
    acho q até 10% de um Património vale a pena apostar em especulações

    abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala, Scant.

      Acho seu portfólio de investimentos bem sóbrio. Se eu fosse aportador, teria uma carteira parecida com a sua. Já pensei por diversas vezes em comprar nem que fosse mil reais em Bitcoin e guardar comigo mesmo. Mas, realmente, também me fadiga essa coisa toda de carteira eletrônica, senha, blockchain etc. E, cara, não sobra dinheiro mesmo para investimentos, quanto mais para apostas.

      Vi recentemente a notícia que um cidadão investiu DOIS MILHÕES na empresa. Entrou com uma ação solicitando medidas cautelares para resguardar seu investimento e já teve tudo indeferido.

      Espero que seja alguém muito rico. Mas, sabendo como brasileiro é, acho que esses dois milhões podem até ser todas as economias do cara.

      Abraços!

      Excluir
    2. Tem doido pra tudo
      Em piramides, os primeiros tem lucro
      Minha carteira é 99% Bastter system

      Abs!

      Excluir
  2. Eu tive uma colega no trabalho que era terceirizada, ela tinha alguns anos na empresa quando a empresa perdeu o contrato e ela foi demitida. Voltou recontratada pela empresa nova. Ela recebeu a rescisão e por indicação do pastor da igreja aplicou o dinheiro na telexfree. Lembro de tentar alertar que a telexfree parecia um esquema ponzi, não adiantou. Perdeu toda a grana.

    País grande, populoso, população com baixa escolaridade e pobre, cultura de esperteza e impunidade, formam um ambiente próspero para toda sorte de golpistas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala, Dedé.

      Um amigo meu fez isso. Perdeu mais de 50 mil e, no mês passado, estava me falando em entrar num novo esquema que, me parece, também é pirâmide. Tinha a ver com aposta esportiva, mas seria uma espécie de fundo e percebi que precisaria sempre de mais gente entrando. Falei o que penso para ele. Mas o cara me disse que “dessa vez” saberia a hora de sair. É o Brasil, meu caro!

      Abraços!

      Excluir
  3. na verdade até alguem q ganha salario minimo pode comprar bitcoin.
    uma fracao de bitcoin é barato.
    vc sabia disso, não?

    ResponderExcluir

Comente ou bosteje.