quinta-feira, 14 de outubro de 2021

Canais libertários

Há algum tempo assinei o serviço premium do Youtube porque percebi gastar mais horas ali do que em ambientes como Netflix, Prime e outros que me foram concedidos gratuitamente pelo provedor de internet (os quais nunca acessei!). Minha filha também é assídua usuária do YT e tanto eu quanto minha esposa utilizamos bastante o YT Music. Então nada melhor do que fazer esse investimento.

Há vários canais que acompanho regularmente. Ou ao menos dentro do possível, com certa regularidade. Dois deles são capitaneados pelo Peter Turguniev (ANCAPSU e safesrc), autoproclamado anarcocapitalista que delira com o Ancapistão que jamais virá. Ele também é narrador de alguns vídeos do Visão Libertária (salvo engano, dono do projeto), outro canal bem interessante.

Recomendo bastante esses três canais. Andei pensando em, aos poucos, ir indicando alguns e, posteriormente, elaborar rol mais completo. Então começo por aqui, com esses três. O canal safesrc é voltado para segurança no desenvolvimento de software e parte de seu conteúdo interessa até a mim, como leigo, pois costuma trazer notícias interessantes sobre criptomoedas, riscos e benesses da vida digital etc.

O Peter Turguniev (pseudônimo do advogado Ricardo Albuquerque) é um sujeito agradável de acompanhar, sempre trazendo notícias interessantes e comentando-as sob a ótica libertária. Às vezes se estende demais em suas abordagens (o que é negativo, penso). Mas nada que assisti-lo na velocidade 1.5x não solucione.

De certa forma, estes não são os primeiro canais que indico. Há certo tempo sugeri a chinesa Li Ziqi e também canais voltados para vídeo-gibi: O Investigador do Pesadelo e Canal do Texano, todos desdobramento do Delmak-O.

Com tempo, tentarei elaborar tais sugestões por tema e tipo de canal, seguindo sugestão de nosso colega Pateta.

Abraços e "Let's Go, Brandon!".


U p d a t e [10.01.2023]

Desde a tara do Peter Turguniev com a Ucrânia - a qual a última coisa que possui é razão em sua empreitada made in OTAN -, andei cismado com alguns de seus posicionamentos. Infelizmente, a partir do momento em que alguém consegue construir um canal grande e rentável, o medo parece lhe tomar conta. E mal Lula chegou ao Poder com força, os canais acima mencionados passaram a dançar conforme a cartilha e a endossar, dentro do possível, o establishment. Não quero me estender sobre isso, mas acho oportuno compartilhar as observações de Paulo Kogos a respeito:

7 comentários:

  1. lula tarado como sempre
    boas indicações
    youtube uso mais para ver vídeos de fisiculturismo
    musica ainda baixo pela baia dos piratas, hehe

    abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Scant.
      Há anos não baixo música nem filmes. Meio cansativo. Minha esposa baixa muito pelo próprio YT ou Prime para ouvir até off line no carro, enquanto ela dirige.
      Sobre o Lula, desde a tadalafila só é broxa quem quer. Mas ele é tarado mesmo. Vive querendo colocar na bunda da nação.
      Abraços!

      Excluir
  2. Olá, Neófito.

    Conheci o canal da LI Ziqui por aqui. Muito bom os mini documentários da vida cotidiana do interiorzão da China, me lembra um pouco a vida simples do verdadeiro sertão Nordestino (obviamente, dadas as devidas proporções de localização, cultura e coisas do tipo).

    Vejo, vira e mexe, os vídeos do Peter. Acho que ele narra bem e traz algumas notícias do meio político, que ajudam a manter informado, sempre podendo ser assistido x1.5 ou x2.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Matheus!

      Ele é um ótimo narrador, mesmo. Acho-o o melhor do Visão Libertária. Gosto de canais similares justamente pela forma de me informar, concordando ou não com os juízos emitidos pelos streamers. Obviamente, me afasto dos canais mais tóxicos. De resto, consigo me informar, sem concordar total ou parcialmente com as opiniões.

      Abraços!

      Excluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Pateta.
      acompanho o Fred há pouco tempo. Não conseguiria discernir bem sobre isso. Tb não sou assíduo em seu canal. Mesmo inscrito, vejo poucas postagens. Mas, no geral, penso que ele possui realmente uma inclinação para ações e filosofias anticoletivistas, podendo transitar entre pensamentos diversos, mas com isso em comum: a liberdade individual. De qualquer forma, qualquer pessoa de alma libertária, diante dos riscos do retorno da extrema esquerda ao Planalto, precisa tomar um lado, precisa votar, optando assim por políticos "de direita" como forma de tentar retardar, ao menos um pouco, o agigantamento do Estado. Talvez isso também tenha ocorrido com o Fred. Ou vai ver que ele caiu na real, sobre seus delírios utópicos. Continua com a cabeça nas estrelas, mas com os pé nos chão... Um cuja ficha não tão e parece um adolescente apaixonado é o Rafael do Ideias Radicais.
      Abraços!

      Excluir

Comente ou bosteje.