domingo, 8 de setembro de 2019

O Grande Livro Disney


O Grande Livro foi editado pela Abril Cultural, em 1977, resultado da complicação de vários fascículos que haviam sido distribuídos em banca há pouco tempo. Cada fascículos tinha como tema um personagem do universo Disney. E no livrão (dimensões de 26 x 35 cm) continuou assim. São abordados vinte e quatro personagens, dentre famosos e mais “obscuros”, bem como astros e estrelas dos longa-metragens do Estúdio - Cinderela, Peter Pan etc. Após a breve história de cada personagem, incluindo sua origem criativa, temos uma história em quadrinhos sua. Depois, aprendemos como desenhá-lo. Mais à frente, nos deparamos com alguns passatempos temáticos e uma matéria acerca do principal interesse desse mesmo personagem. Assim, por exemplo, no “capítulo” destinado aos sobrinhos do Donald, ganhamos uma matéria bacana sobre escotismo. Em Mickey, aprendemos mais sobre a atividade dos detetives. O Tio Patinhas nos reserva, por exemplo, a história do dinheiro.

De início, somos apresentados brevemente ao mundo Disney e ao seu criador. Em instantes, nos deparamos com uma página quádrupla do mapa de Patópolis. Depois, ingressamos no mundo das criaturas de Wall Disney. O índice da obra fica ao final, em quatro páginas.

A edição é caprichada, com 408 páginas em capa dura e miolo com papel de boa gramatura. Em razão de sua robustez, é difícil encontrar, à venda, alguma edição com a lombada íntegra. Até hoje, dentre as coleções que conheço, só vi esta minha com capa e lombada íntegras. Certamente, outras devem existir, mas devem ser raríssimas. A edição foi classificada como especial e sua diretoria ficou a cargo de Ruth Rocha. E isso é importante: esse enorme livro é produção do estúdio nacional da Disney. Toda a sua concepção e elaboração é de brasileiros, salvos algumas histórias importantes, nas seções de quadrinhos.

A venda ocorreu por marketing direto. Originalmente, quando do lançamento em fascículos, o nome do conjunto era O Grande Almanaque Disney, com o slogan: “Um livrão pra montar aos pouquinhos”. Atualmente, é impossível encontrar alguma edição em bom estado por menos de R$ 500,00 (quinhentos reais). O preço máximo que já vi foi de R$ 600,00 (seiscentos reais), por uma edição em bom estado (não há nenhuma em excelente estado, diante das marcas de oxidação em razão do tempo). É caro dependendo de seu interesse, certamente. Mesmo que caro, teremos em mãos uma magnífica obra do mundo Disney, que tanto nos encantou. E mais: as edições à venda estão rareando.

13 comentários:

  1. linda obra, deve ficar linda na estante
    não consegui nada da decada de 70 em termos de cultura pop que seja tão bem elaborado, para colecionadores

    abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O problema é justamente colocar na estante devido ao formato.
      E deitada na pilha dos volumões, entorta a lombada.
      Quando tiver mais saco, tempo e $$$, planejo algo para volumes assim.
      Abraços!

      Excluir
    2. tem um programa que ajuda a desenhar ambientes e é gratuito:
      https://sketchup-make.en.softonic.com/
      http://apezinho.com.br/decorar/ape-de-homem/

      " planejo algo para volumes assim." - aquele seu marceneiro pode te salvar

      abs!

      Excluir
    3. Andei sondando com ele esses dias... Mas sei lá. Às vezes penso em me mudar de novo para outra cidade e estou evitando gastos fixos em casa...
      Valeu pelas sugestões dos programas!
      Abraços!

      Excluir
    4. "me mudar de novo para outra cidade"
      a depender do custo de vida nessa nova cidade e da habilidade do seu marceneiro, talvez fosse interessante o marceneiro criar uma ou mais estantes com rodízios com trava e prateleiras reguláveis.
      isso permitiria:

      - remontar seu escritório em qualquer ambiente;
      - movimentar facilmente as estantes sem necessidade de desmonte
      - adaptar a altura das prateleiras às necessidades da coleção

      outra ideia seria acrescentar a esse projeto: portas removíveis de madeira com vidro, o que protegeria a coleção da poeira e daria um ar de maior organização - na pratica, essa estante se pareceria com uma cristaleira com rodinhas ;)

      abs!

      Excluir
    5. É um projeto distante. Gosto de interiorzão fim de mundo mas ando preocupado com acesso à saúde e à educação de minha filha. Estou pensando nisso.
      Se for, a mudança dos livros será um grande desafio, mesmo eu havendo dado uma parte dos livros e gibis há algum tempo. Para me mudar na mesma cidade já foi difícil. E desmontei e remontei todas as estantes sozinho. Passei uma semana com dores nas costas. Mas gosto de serviço manual.
      Se eu me mudar realmente, pensarei bastante no que fazer. Móveis como os citados por você são o colírio nos olhos de todo leitor/colecionador. Mas, com criança pra cuidar, preciso sempre pensar muito bem em custos...
      Abraços!

      Excluir
    6. "mudança dos livros será um grande desafio" - recomendo comprar metros de plástico bolha e revestir as caixas de papelão com plástico filme para resistir até a um dia chuvoso

      "pensar muito bem em custos" - minha solução foi comprar estante de aço reforçadas (tenho 3) e elas vão durar mais do que eu
      https://www.shoppingmatriz.com.br/estante%20de%20a%C3%A7o

      abs!

      Excluir
    7. Chuva por aqui é meio difícil... rs

      Da última vez, o grande problema foi encontrar caixas!!!

      Excluir
  2. Realmente. Já vi à venda por aí, mas em mal estado ou com capa refeita. Abç!

    ResponderExcluir
  3. Procurei esse volume por meses após conhecê-lo em postagem do antigo blogue. Depois de algum tempo consegui o meu em bom estado porém, sem a capa original. Sou apaixonado por estas publicações da Disney dos anos 70. Tenho os Especiais em capa dura (Cinquentenário, Tio Patinhas, Donald e Mickey), a Enciclopédia Disney, Mundo Disney, os manuais. Ainda encontro o dicionário Inglês-Português que vinha encartado nos fascículos da Enciclopédia mas este deve ser ainda mais raro que O Grande Livro Disney. Abraços, guarde bem essa preciosidade!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala, grande Pateta (na vida, somos todos Patetas).
      Fico satisfeito que o tenha conhecido pelo blogue e, assim, o adquirido a tempo, mesmo que sem capa original. Adoro ver e rever este livrão. Tem cheiro de nostalgia...
      Tenho os especiais capas brancas.
      Quando eu era guri, um amigo de nossa rua tinha a Enciclopédia, todos os manuais dos Escoteiros (numa mini estante de plástico integrante da coleção) e os demais manuais dos outros personagens. Éramos loucos por aquilo. Mas era praticamente inacessível, pelo preço à época, se ter tudo. Ele era uma grande exceção. O pai do cara tb gostava muito de quadrinhos e acabava fazendo esse investimento.
      Não pretendo mais comprar demais títulos antigos nem dos novos manuais relançados por uma questão sobretudo de espaço... Mas acho um dinheiro bem gasto.
      Certamente, este livrão estará sempre guardado. Ao menos durante minha vida...
      Abraços!
      Está bem guardada!

      Excluir
  4. Que edição maravilhosa!
    Faz muito tempo que infelizmente não leio nada da Disney.
    Você tem um tesouro aí rs

    Abraço,
    Parágrafo Cult

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Faz muito tempo que infelizmente não leio nada da Disney."

      Vamos tirar esse atraso!

      Abraços, Larissa.

      Excluir

Comente ou bosteje.